A apenas 45 minutos ao norte do Aeroporto Internacional de Dubai, Ras al Khaimah desponta como tendência de turismo low-profile nos Emirados Árabes. RAK, como é conhecido, é uma das apostas da Teresa Perez Tours, agência de viagens especialista em roteiros personalizados, para o mercado de luxo em 2023.

O destino opõe-se a megalomaníacos arranha-céus e praias artificiais e apresenta uma série de monumentos históricos e deslumbrantes paisagens naturais, divididas entre o deserto, as montanhas e o mar do Golfo Pérsico. Também é daqueles destinos que encantam casais em viagens românticas, com sol o ano inteiro, hotelaria de alto padrão e gastronomia cheia de personalidade.

A autenticidade deste emirado se deve, em parte, à preservação do passado milenar. O deserto, em tom de terracota, também guarda o Forte Dhayah, construção do século 19 onde ocorreu a histórica batalha entre as tropas britânicas e as tribos locais, em 1819.

Nos arredores, destaque ainda para Al Jazirah al-Hamra, “ilha vermelha”, em árabe. A antiga vila de pescadores de pérolas do século 17, abandonada nos anos 1960, apresenta o que seria um pequeno mercado souq, uma mesquita e uma fortaleza, além de diversas residências: o conjunto integra a lista de Patrimônios Culturais Mundiais da Unesco.

Também está no território de RAK a única fazenda de pérolas dos Emirados Árabes, a Fazenda Suwaidi, aberta a experiências de mergulho e abertura de ostras.

Além de toda a tradição e cultura, Ras al Khaimah tem destaques para quem deseja fazer compras, como os mercados Al Mairid Souq e Kuwaiti Souqs, que fervilham de lojas de especiarias, temperos, artigos artesanais, perfumes e outros signos da cultura árabe.

Os casais em lua de mel ou viagens românticas conseguem aproveitar todas essas atrações e ainda contar com uma atmosfera gastronômica internacional em hotéis cheios de serviços pensados especialmente para momentos a dois.

O destino também transpira adrenalina, com diversas possibilidades de roteiros de trekking e mountain biking pela montanha Jebel Jais, a mais alta da cordilheira Hajar, que circunda RAK e Omã.

Encravado a 1.934 metros de altitude está o Jebel Jais Adventure Park, que abriga atrações com vistas panorâmicas, tais como a montanha-russa Jais Sledder e a Jais Sky Tour, uma sequência de seis tirolesas que inclui a Jais Flight, a mais longa tirolesa do planeta, com 2,8 quilômetros de extensão e que pode chegar a uma velocidade de 150 km/h. Outro atrativo é o restaurante e lounge 1484 By Puro – que não resiste à alcunha de ser o mais alto dos Emirados Árabes, a 1.484 metros acima do nível do mar.

À beira-mar também ficam os hotéis Ritz-Carlton Al Hamra Beach, de apenas 32 vilas e acesso direto ao mar, e Intercontinental, na Ilha Hayat, que se destaca pelo spa Mina Al Arab.


Leia também: Teresa Perez premia destaques de vendas em 2022