A Cidade de São Paulo irá receber a etapa brasileira do mundial de Fórmula E. Esta será a única prova sul-americana da categoria, realizada no dia 25 de março, no Sambódromo do Anhembi e na avenida Olavo Fontoura.

De acordo com Ricardo Nunes, prefeito de são Paulo, o evento deve movimentar R$ 300 milhões na economia da capital e gerar três mil postos de trabalho.

O executivo vistoriou as estruturas temporárias que estão sendo montadas para a prova. Chamado de E-Prix, essa será a sexta corrida da temporada na categoria inédita no Brasil. Os carros -que são 22, são visualmente parecidos aos de Fórmula 1, porém 100% elétricos.

A Fórmula E está alinhada com os objetivos da SPTuris: atrair eventos que projetem a imagem de São Paulo, movimentem a economia, gerem empregos e promovam o desenvolvimento sustentável e a discussão sobre importância dos combustíveis de fonte renovável e baixa emissão.

“Ao realizarmos um evento que mostra a alta performance de um veículo elétrico, conseguimos aproximar o tema da população. É preciso acelerar o futuro em relação a essa transição e a Fórmula E pode ajudar”, afirma Gustavo Pires.

Mobilidade elétrica em alta

A cidade de São Paulo tem mais robusto programa de mobilidade elétrica do País. Desde outubro, segundo a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e a SPTrans, não é permitida a compra de ônibus movidos a diesel para o sistema de transportes da capital.

A prioridade da atual gestão municipal é o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e do Programa de Metas da Prefeitura, que prevê a inclusão de 2.600 ônibus elétricos, não poluentes, e a consequente melhoria na qualidade do ar da cidade.

As empresas concessionárias já apresentaram, até o momento, pedidos para aquisição de 2.152 ônibus elétricos, que deverão ser entregues entre 2023 e 2024.

Atualmente o sistema conta com 19 ônibus 100% elétricos a bateria e 201 trólebus. A linha operada com ônibus a bateria é 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro.


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