A Latam iniciou, nesta semana, um processo seletivo exclusivo para mulheres que desejam exercer a função de copiloto. As vagas são para as aeronaves da família Airbus A320, que opera voos dentro da América do Sul. A companhia, que busca promover a equidade de gênero com foco na Diversidade e Inclusão, pretende preencher pelo menos 50 vagas até dezembro de 2023 e as candidatas podem se inscrever no processo seletivo até 17 de março. Clique aqui para se inscrever.

Para ser copiloto da companhia é preciso ter no mínimo 500 horas de voo; curso superior completo; Certificado Médico Aeronáutico (CMA) válido; inglês (nível mínimo 4 ICAO); Certificado de Conhecimentos Teóricos de Piloto de Linha Aérea (CCT de PLA); habilitações PC (Piloto Comercial), Multi (multimotor) e IFR (curso de voos por instrumentos); além de passaporte válido e disponibilidade para trabalho em todas as bases de tripulação Latam.

Após as inscrições, as candidatas passarão por processos de triagem, testes, exames e entrevistas, com aprovação final prevista para até dezembro deste ano.

Novos comandantes e investimento em treinamento

Além desta seleção exclusiva para mulheres, outro processo seletivo da companhia aérea está em andamento. São 40 vagas para novos comandantes e, nesta seleção as mulheres têm prioridade na contratação.

São 20 vagas abertas para o público externo e 20 que serão preenchidas com a promoção de copilotos da própria companhia até agosto deste ano.

“Temos o compromisso com o crescimento da aviação no Brasil. Nesta agenda, a contratação e promoção de mulheres é prioridade em nossa companhia. Vamos investir cerca de R$ 200 mil em capacitação técnica para cada piloto que promovermos. Somente em 2022, foram R$ 110 milhões em treinamentos iniciais e periódicos de toda nossa tripulação técnica no Brasil para assegurar a segurança e eficiência dos nossos voos”, afirma Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.


Leia também: Latam se destaca com avanços tecnológicos no MRO Latin America 2023