A Serra do Espinhaço, única cordilheira do Brasil, passa a integrar a lista dos principais destinos mineiros em turismo de natureza. O novo destino “Cordilheira do Espinhaço” foi lançado na manhã desta quinta-feira (16), na sede do Sebrae Minas (BH), e contou com a participação de representantes de entidades parceiras, empresários, autoridades políticas e lideranças locais. O destino está localizado entre o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

A Cordilheira do Espinhaço inclui inúmeros atrativos e roteiros das cidades de Grão Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim. Cada município e instituição parceira (Sebrae Minas, Secult, Abeta e Comitê Estadual da Reserva da Biosfera e da Serra do Espinhaço) terá seu papel na estruturação e desenvolvimento do destino.

Entre as iniciativas que serão realizadas estão: capacitação de pequenos negócios, qualificação do atendimento de prestadores de serviços, agências de receptivos e guias turísticos locais, consultorias e atendimento gerencial aos hotéis, pousadas, restaurantes, artesãos e demais empreendimentos que compõem a cadeia do turismo.

Além de programas de apoio do Sebrae Minas para incremento da atividade turística e estímulo ao surgimento de novos negócios, entre eles o Check-in Turismo e o Prepara Gastronomia. O projeto também inclui ações relacionadas a infraestrutura, promoção e articulação, como: projeto de sinalização, divulgação e fortalecimento da marca do destino, criação de site próprio, redes sociais e um guia turístico digital, formação de um consórcio intermunicipal, captação de recurso público e busca de novas parcerias, além da realização de eventos para promoção do destino.

“Estaremos lado a lado com o poder público e a iniciativa privada promovendo ações para conectar os pequenos negócios ao mercado e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Todo trabalho será voltado para tornar o destino referência em turismo de natureza no Brasil”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


Leia também: Governo de Minas Gerais apresenta ações para o Carnaval da Liberdade