O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, na última terça-feira (21), da celebração de um ano do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), mecanismo aprovado pelo Congresso Nacional para auxiliar as empresas do setor a enfrentar as consequência da pandemia da Covid-19, com medidas que vão da desoneração de renegociação de dívidas, crédito e desonerações fiscais.

“O Perse foi fundamental para o respiro do setor durante a pandemia da Covid-19, e para dar força necessária nesse momento de recuperação. Os eventos geram emprego e ajudam muito o turismo com o seu calendário, trazendo visitantes de todo o mundo. O Brasil tem um uma qualidade enorme nesse tipo de atividade”, afirmou Freixo no encontro.

Segundo dados da Abrape, 15% dos novos empregos gerados em 2022 no Brasil vieram do setor de eventos. “Como sempre defendemos, com apoio voltaríamos a movimentar rapidamente a economia, gerando empregos e receita em municípios de todo o país, superando todos os obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus”, destacou o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da associação.

O encontro foi organizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em conjunto com outras entidades que fazem parte do movimento “Vamos com Eventos e Turismo”, também em parceria com as Frentes Parlamentares em Defesa da Cultura e Entretenimento e de Turismo. A reunião contou com entidades, produtores e parlamentares de todo o país.


Leia também: Haddad recebe propostas para fortalecer turismo internacional