Durante a 45º Abav Travel SP, o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, anunciou novidades para 2023. Entre elas, a expansão nos aeroportos de São Carlos, Araraquara e Franca, com o objetivo de estimular o sistema de conectividade no Estado; o empenho na entrega do aeroporto de Guarujá e o lançamento das rotas rurais e gastronômicas.

“Nós estamos empenhados no apoio da entrega do aeroporto do Guarujá, com a possibilidade de colocá-lo no sistema para receber voos comerciais e diários. E, junto a Abear, estamos trabalhando para aumentarmos o nosso fluxo de voos regionais. Com esse objetivo, o Governo do Estado de São Paulo garantiu, por ato de decreto do governador Tarcísio de Freitas, a redução do ICMS do combustível aéreo, para que, dessa forma, nós pudéssemos garantir o aumento do número de voos para São Paulo e dos voos regionais em São Paulo. Além do transporte aéreo, o governador tem falado muito sobre trem intercidades”, comentou o secretário.

Na quarta-feira (29), foi divulgado o lançamento do Fórum do Turismo Rural, que será entregue nos próximos meses com um conjunto de ações como crédito, condições diferenciadas, qualificações do destino e do profissional, capacitações e melhoria na infraestrutura. Ontem, também foi lançado um programa de valorização da gastronomia paulista, onde foram definidos dez etapas no estado, inclusive a volta do Festivais do Sabores de São Paulo, para valorizar o produto e o produtor regional.

Já o turismo náutico irá receber entregas importantes nas próximas semanas, como 13 rampas náuticas no interior de São Paulo. “Estamos levando para as Secretarias de Turismo o Fórum do Turismo Náutico, para apresentar, nos próximos meses, um plano estadual de incentivos fiscais para voltarmos a trazer e atrair a indústria náutica para o estado, e criar um circuito no interior. Queremos expandir esse programa de rampas, e eu acredito que nós temos potencial de pelo menos 100 para São Paulo”, conclui Lucena.

Ainda neste ano, segundo o secretário, deverá ser lançado outro programa de crédito turístico e um programa de qualificação para o turismo, em parceria com a Desenvolve São Paulo, que envolve várias áreas, como graduação, pós graduação e bolsas de mestrado e doutorado, além da qualificação técnica e cursos profissionalizantes.

Liberação de crédito no Litoral Norte

O governo liberou R$ 500 milhões de crédito para diversas áreas, e deste montante, R$ 100 milhões foram liberados para o turismo. “Estamos em uma fase de ajudar a recuperação do fluxo turístico no Litoral Norte, e o crédito facilitou a recuperação dos estabelecimentos”, finalizou Roberto.

O Brasilturis Jornal contou com parceria da Affinity Seguros