Teve início, nesta segunda-feira (3), a 10ª edição da World Travel Market (WTM) Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para a edição comemorativa de dez anos, a WTM Latin America montou uma programação repleta de conteúdo. Tendo como tema o conceito “Explore novos horizontes”, a edição deste ano reúne mais de 600 expositores e espera receber mais de 16 mil visitantes.

A solenidade de abertura reuniu nomes do trade turístico, além de autoridades políticas dos destinos presentes. Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America, agradeceu pela confiança daqueles que expõem suas marcas no evento. 

“Este é um evento feito para vocês, e por cada um de vocês. Nós sempre fomos inquietos e convidamos cada um a rever essa inquietude conosco durante o nosso décimo aniversário”, pontuou Zanetti, que complementou: “Após oito edições presenciais e uma virtual, o desafio para este ano era muito grande. Estamos focados em descobrir, inovar e aprender. Olhamos para o futuro e o futuro olhou para nós. O turismo é a solução e não é exagero falar que somos parte disso.”  

Anualmente, o evento traz mais de 50 atividades paralelas interativas e informativas. Neste ano não seria diferente: na programação estão diversas oportunidades para aprimorar conhecimento e fazer negócios. 

Nesta edição, é esperado um crescimento na ordem de 10% em número de expositores em relação à 2022, quando a WTM Latin America somou 550 expositores vindos de 40 países. Ao atingir a marca de 600 empresas, a edição superou a de 2019, quando o evento somou 591 expositores.

Agradecendo a presença do trade, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comentou sobre a importância do turismo para a visibilidade do país no exterior, além do reflexo da mudança na qualidade de vida para quem vive no país. 

“O Brasil da democracia, sustentabilidade e responsabilidade climática voltou. Quando a Embratur convida o mundo a conhecer o Brasil é por que acreditamos que estamos aptos, graças a vocês, a receber todos os visitantes. Queremos que eles conheçam nossa realidade, e que esta realidade seja uma verdade para todos os brasileiros”, afirmou Freixo. 

O Brasilturis Jornal conta com a proteção Affinity Seguros.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo, declarou boas vindas aos expositores. “O turismo soube aproveitar bem as suas crises. E muitas vezes o que determina onde chegamos ou o que nós podemos alcançar na vida é a maneira com que lidamos com nossos obstáculos”, declarou sobre a retomada do setor, que hoje representa cerca de 8% do PIB nacional. 

“Vivemos juntos uma crise que afetou o turismo como a nenhum outro setor. Aprendemos novos caminhos, nos reposicionamos e hoje chegamos a décima edição da WTM muitos mais fortes. Acredito no Turismo e em vocês. Viva o Turismo, viva o Brasil!”, celebra Lucena.

Representando Daniela Carneiro, ministra do Turismo, o secretário executivo da pasta, Bento Nunes, anunciou várias ações e projetos que serão inaugurados durante a WTM.

O Ministério do Turismo está aproveitando o evento para lançar um conjunto de ações voltadas aos turistas com deficiência, que representam mais de 17 milhões de brasileiros. 

“São pessoas que querem, e merecem, viajar com acessibilidade. Teremos a divulgação do resultado da pesquisa do Perfil do Turista, que inclui pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de um portfólio online com atrativos turísticos que contam com acessibilidade e uma cartilha informativa sobre como o setor pode atender esse público”, explicou o secretário.

Outra ação é o curso de qualificação e lançamento do podcast sobre o código de Conduta Brasil. O material orienta empresas e prestadoras de serviços no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes. 

“Assim como, por termos uma mulher à frente da pasta faz-se mais do que necessário o reforço na luta contra a exploração da mulher brasileira dentro do turismo”, declarou Nunes, que explicou sobre a campanha “O Turismo respeita as mulheres”, lançada na WTM, e contamos com todos vocês para aderir a este movimento nacional”, frisou.

Explore Novos Horizontes

Sob o lema “Explore Novos Horizontes”, o tema deste ano inspira os participantes do evento a buscarem soluções e inovações para o segmento. Com base neste tema, os teatros do Expo Center Norte ganharam novos nomes e desenvolvem os eixos temáticos do evento.

O Explore Transformation terá debates, palestras e cases centrados em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e ESG, com foco em dados e experiências com potencial para transformar o turismo.

O local ainda será palco para a entrega da terceira edição do Prêmio de Turismo Responsável, parte da família de prêmios Global Responsible Tourism Awards, que premia e celebra as iniciativas de empresas latino-americanas no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Já o Explore Trends irá reunir especialistas de mercado e representantes de institutos de pesquisa renomados para debater o presente e o futuro do segmento com base em novos comportamentos do viajante e em novos caminhos trilhados pela indústria em si. As principais tendências estarão em destaque na programação deste espaço. 

Explore Technology é o nome escolhido para o terceiro teatro, que será um mix de tech e digital. Além de destacar aplicativos, plataformas e ferramentas tecnológicas que vêm contribuindo para o desenvolvimento da indústria turística em termos de eficiência e produtividade, o espaço também trará ao palco especialistas em digital para abordar diferentes questões relacionadas ao desempenho das empresas e dos profissionais nos meios digitais.