Promovendo o turismo responsável pelo país, o Ministério do Turismo (MTur) participou nesta sexta-feira (5), do XVI Workshop Nacional da Bandeira Azul, que esse ano ocorreu em Caucaia, no Ceará. Representando a Pasta, Laís Campelo, coordenadora de Turismo Responsável, apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”.

O evento reuniu gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país, com o intuito de discutir sobre os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de esclarecer dúvidas específicas sobre a certificação.

O destino escolhido para sediar o evento – Praia do Cumbuco, é o único do Ceará apto a receber a certificação ambiental da Bandeira Azul. O prêmio revela que a região apresenta boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável de zonas costeiras e marinhas. Na próxima semana, a organização realizará no dia 10 de maio, o Workshop “Estruturas de Apoio Náutico” que contará com a presença de representantes das marinas, iate clubes da Bandeira Azul e do MTur.
 

BANDEIRA AZUL – Reconhecido pela sua importância no Brasil e internacionalmente, o prêmio ecológico Bandeira Azul, voluntário, é concedido às praias, marinas e embarcações de turismo a fim de qualificar o município que atingir critérios de sustentabilidade ambiental. Estão integrados aos fundamentos a qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que precisam ser renovadas e comprovadas anualmente.

A certificação de 2023 é válida até novembro, dessa forma, para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar desenvolvendo e atendendo aos critérios do programa.



Leia também: MTUR ABRE VAGAS PARA CURSOS DE INGLÊS E DE AGENTE DE VIAGENS