A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) abriu o período de inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, devidamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e melhores práticas nacionais e internacionais. O prêmio, que completa 11 anos, já teve mais de mil iniciativas inscritas e 104 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. 

Nesta edição, algumas mudanças foram feitas. Experiência e gestão com foco na sustentabilidade foram valorizadas, enquanto algumas categorias foram reorganizadas e há, agora, a possibilidade de Menção Honrosa e Destaque – que reconhecerá até 10 iniciativas. Com inscrições abertas até 21 de agosto, o prêmio tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade à iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

“Chegamos ao décimo primeiro ano dessa jornada que segue conectando o mercado, empresas, pessoas e o mundo, com o intuito de contribuir para transformar o meio no qual vivemos em um espaço melhor, além de inspirar as pessoas a serem mais engajadas”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA. Continuamos nossa meta de estimular a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, além de incentivar a indústria turística a oferecer produtos, serviços e experiências sustentáveis e possibilitar a multiplicação de boas iniciativas”, completou Marina.

Categorias

Serão duas categorias, além de destaques e possíveis menções honrosas.

1 – Gestão/Governança – Podem se inscrever operadoras associadas à Braztoa, parceiros de negócios (empresas vinculadas ao setor de turismo) ou parceiros institucionais (fundações, associações, organizações da sociedade civil e instituições governamentais que atuem no setor turístico) – aberto para associados ou não associados à Braztoa – com ações voltadas para a gestão/governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico.   

2 – Experiência/Produto – Podem se inscrever operadoras associadas à Braztoa, parceiros de negócios (empresas vinculadas ao setor de turismo) ou parceiros institucionais (fundações, associações, organizações da sociedade civil e instituições governamentais que atuem no setor turístico) – aberto para associados ou não associados à Braztoa – com ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas de sustentabilidade.   

Destaque – Espaço para projetos inovadores, com menos de 2 anos de atividades; iniciativas da Comunicação (jornal, matérias, artigos, etc.); e/ou trabalhos e pesquisas acadêmicas, tenham grande potencial na construção de um turismo mais sustentável, a partir da validação dos jurados.

“Estamos entusiasmados com os aprimoramentos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Com a participação dos jurados e da Braztoa, otimizamos o processo de seleção, que ficou mais dinâmico. Para proporcionar uma experiência enriquecedora, criamos uma playlist no YouTube com vídeos explicativos sobre os critérios avaliados, orientações valiosas e conceitos importantes para a inscrição de iniciativas. Além disso, realizaremos eventos interativos de esclarecimento para aproximar ainda mais o prêmio dos participantes. Queremos que todos estejam bem preparados desde o início da inscrição. Convido todos a se juntarem a nós para impulsionar a sustentabilidade no turismo e construir um futuro consciente e responsável”, explicou Rayane Ruas, CEO da SPRINT Dados, que é responsável pela gestão do Prêmio.

Para mais informações sobre o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/22, clique aqui e leia o regulamento. Para fazer a inscrição, clique aqui. O email [email protected] deve ser utilizado para esclarecer eventuais dúvidas.


Leia também: CONHEÇA OS VENCEDORES DA 10ª EDIÇÃO DO PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE 2022/23