A Azul foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a empresa que apresenta os melhores índices de satisfação do cliente. Atender bem é um dos principais valores da companhia, que encerrou o ano passado como a empresa aérea com o melhor resultado em três dos quatro índices de avaliação do Boletim ANAC Consumidor 2022.

O levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) leva em consideração todas as insatisfações registradas na plataforma consumidor.gov.br  ao longo do ano passado. A mais recente pesquisa divulgada pelo órgão, mostra que a Azul é a empresa com menor número de reclamações desde 2019, quando começou o monitoramento. Além disso, a companhia registrou os melhores índices de solução por empresas (92,2%), e apresentou o maior índice de satisfação dos clientes, média de 4,3, de um total de 5.

“A Azul trabalha diariamente para proporcionar uma experiência única e sensações inesquecíveis a seus clientes. Contamos com um time de mais de 14 mil tripulantes que são os responsáveis por essa conquista. É muito satisfatório ver que o nosso esforço em proporcionar a melhor experiência de viagem para os nossos clientes está sendo reconhecido”, destaca Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.

“Ser a empresa aérea com menor número de reclamações, e ao mesmo tempo com excelentes índices de solução de problemas e satisfação do cliente, mostra qual é o nosso foco e o caminho que queremos seguir. Dedicamos uma equipe exclusiva para cuidar das insatisfações, que avalia individualmente cada caso recebido e promove um atendimento personalizado e diferenciado”, completa o executivo.

Pensando no consumidor

Desde 2019, a Anac determinou que a empresas brasileiras de transporte aérea devem estar ativas na plataforma Consumidor.gov.br e responder as reclamações dos passageiros no prazo de até dez dias. Periodicamente, a Anac divulga ainda um boletim de monitoramento da plataforma com o objetivo de proporcionar transparência à sociedade sobre o desempenho das empresas aéreas na plataforma, promover a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cliente, além de disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas.

As reclamações registradas pelos usuários do transporte aéreo no portal são monitoradas em âmbito coletivo pela agência com o propósito de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e, assim, subsidiar a regulação e a fiscalização do setor.

O serviço disponibilizado ao público é gratuito e permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, sem intermediação da Anac ou de qualquer outro órgão. Para conferir a análise completa dos dados apresentados pelo órgão, clique aqui.


Leia também: AZUL ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA MELHOR APRENDIZ 2023