Um dos lugares mais inóspitos do mundo e que contempla um visual de tirar o fôlego, a Patagônia Chilena tem cenários e paisagens que parecem terem saído direto de um filme de ficção hollywoodiano. Para chegar ao destino é preciso pegar um avião de Santiago, a grande capital cosmopolita do Chile. Até Puerto Natales, a cidade mais turística da região, são cerca de quatro horas de voo. A cidade é a porta de entrada para o Parque Nacional Torres del Paine e também tem pontos turísticos como o Monumento al Viento e o Muelle Historico.

Punta Arenas está próxima da extremidade da região mais a sul do Chile, próxima à Antártida, e está localizada no Estreito de Magalhães, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Lagos e rios, vales e montanhas, geleiras e vulcões se complementam em sua forma mais natural em Punta Arenas.

A Patagônia do Chile se diferencia pela tonalidade azul turquesa dos seus lagos, o que proporciona uma paisagem ainda mais extraordinária. É uma infinidade de mirantes e cartões postais que impactam os turistas logo ao chegar na região. 

No comparativo com a Patagônia Argentina, está a diferença entre a vegetação. Esta área é bem menos árida do que a Argentina e conta com fiordes, solos mais verdes e florestas coloridas, além de ser menos povoada. Ambas são divididas pela Cordilheira dos Andes. 

Glaciar Grey

Uma das principais atrações turísticas é o Glaciar Grey, terceira maior extensão de gelo continental do mundo. A geleira está em constante transformação e encanta os turistas pelas cores com tons diferentes de azul. Cerca de 80% das geleiras da América do Sul ficam no Chile. Para chegar na Geleira Grey, basta atravessar uma ponte de madeira suspensa e depois caminhar por mais 30 minutos em um caminho de cascalho entre as águas do Lago Grey. 

O Hotel Lago Grey disponibiliza a navegação até as geleiras para os hóspedes e turistas que optaram pelo day use. O passeio na embarcação Grey 3 dura cerca de duas horas e conta com guias turísticos especializados na área e ainda um bar e lanchonete. As geleiras são paredões de 30 metros com icebergs azuis. A coloração azul intenso se dá pela baixa concentração de oxigênio no gelo, o que pode significar que são icebergs que se desprenderam há pouco tempo das geleiras. 

É possível fazer trekkings pelas gigantescas estruturas de gelo, mas é preciso verificar a disponibilidade para a atividade, visto que o clima na Patagônia muda bruscamente de uma hora para outra. Pode-se subir os paredões das Torres del Paine e caminhar sobre as águas congeladas.

Parque Nacional Torres del Paine 

O Parque Nacional Torres del Paine foi constituído em 1959 para proteger essas belezas naturais únicas na Terra e apresenta diversas regras importantes para a preservação da vegetação e fauna local. As normas são rígidas depois que a região já sofreu diversos incêndios provocados por falhas humanas. 

Esses incêndios se alastram rapidamente e acabam matando toda a natureza que teve contato. Inclusive, ainda hoje, é possível observar os resquícios e impactos de dois grandes incêndios que ocorreram na região. O último incidente foi em 2011 e devastou 12.560 hectares do parque, por negligência de um turista israelense de 23 anos. O parque fica na região de Magalhães e ocupa cerca de 230 mil hectares de área.

Fauna endêmica 

A região possui uma vasta fauna bem preservada com diversas espécies de animais nativos daquela área da América do Sul. Os guanacos, por exemplo, são parentes dos camelos e lhamas, e estão espalhados pelos pastos e montanhas do território. No caminho para conhecer os pontos turísticos, é possível observar uma grande quantidade de simpáticos guanacos. O que nos leva a questionar sobre quem seria o seu predador: os pumas. 

O puma é o quarto maior felino do mundo e o Parque Nacional Torres del Paine já conta com cerca de 100 animais desta espécie. Esses felinos têm o costume de caçar de madrugada, quase no horário do amanhecer, por isso é mais fácil vê-los caminhando pelas florestas e estradas nesse momento. 

Os guias disponibilizam um passeio apenas para admirar os pumas em ação. De acordo com os guias, é extremamente raro um ataque de puma a um humano, ainda porque a Patagônia é um habitat com muitas possibilidades de alimento para o predador.

Os condores andinos são aves caçadoras enormes que apresentam de 2,7 a 3,2 metros de comprimento com as asas abertas. Além da grande variedade de aves, também é possível avistar baleias e pinguins em certas épocas do ano.

Mirantes

O mirante do Lago Pehoé fornece uma visão privilegiada das torres em meio às águas azuis claras do lago é parada obrigatória para os visitantes. A mistura das montanhas com as areias de pedregulhos refletem nas águas geladas do lago. 

Salto Grande é uma outra opção de parada que é oferecida pelos guias da Patagonia Planet. Com uma caminhada de 15 minutos até o Mirador Salto Grande, está a recompensa com a visão da cachoeira. É uma queda d’água de correnteza forte que vem do Lago Nordenskjold e deságua no Lago Pehoé. 

O tour continua com a visita ao vilarejo de Cerro Castilho e ao seu mirante, que possibilita uma visão panorâmica de toda a cidade e os rios que a ramificam. É possível observar a Laguna Cerro Castillo a partir do Mirador.

Caverna do Milodonte: mamífero que existiu há 12 mil anos 

A Cueva del Milodón está a 25 quilômetros de Puerto Natales e é um monumento natural protegido pelo governo do Chile. Este mamífero, que se assemelha com uma preguiça gigante, habitava a caverna há pelo menos 12 mil anos.

A caverna é monumental e impressiona os turistas, com cerca de 30 metros de altura e mais de 200 de profundidade. Não só os milodontes viviam lá, como também homens das cavernas com o objetivo de se esquentar do tremendo frio que fazia na localidade. 

O animal tinha três metros de altura e pesava mais de 200 quilos, porém ele era herbívoro e não era uma ameaça aos humanos. No local, estão evidencias e artefatos históricos que comprovam a existência desse mamífero. No interior da caverna, estão estalactites e estalagmites. 

Os arqueólogos encontraram o fóssil deste animal há mais de 100 anos na caverna, que hoje apresenta uma réplica do tamanho natural que chama atenção. O terreno seco de característica lunar apresenta uma janela natural que permite uma belíssima vista. A atração turística tem ótima estrutura, com banheiros e lojas para souvenirs, além de oferecer trilhas bem delimitadas na área.