Conhecer o estado mexicano de Aguascalientes é descobrir o México em um nível mais íntimo. É um lugar repleto de tradições, história e cultura centenárias que incorporm muito da estrutura central da cultura mexicana. Com mais de cinco séculos, pode-se dizer que Aguascalientes é a personificação do México.

A capital de Aguascalientes, que leva o mesmo nome do estado, é rica em museus, tem parques arborizados, amplas avenidas e é decorada com uma arquitetura impressionante. É uma cidade conhecida tanto por sua história industrial quanto por suas catedrais ornamentadas, rica cultura do vinho e compras de alto nível.

Aguascalientes é uma cidade pequena em comparação com outras capitais do México, mas tem muito o que ser explorado. Abaixo estão os dez principais atrativos do município.

Templo de San Antonio

Como algo saído de um obscuro romance de fantasia, o Templo de San Antonio de Aguascalientes é diferente de qualquer outra catedral que você encontrará no México. O monumento de prestígio e beleza assombrosa é composto por uma variedade de estilos arquitetônicos, incluindo neoclássico, barroco, gótico, árabe e russo. Mais do que apenas uma mistura de estilos, é um redemoinho de cores brilhantes, como amarelo, verde e rosa, todas refletidas nos veios da pedra da pedreira que foi usada para construí-lo. A estrutura hipnotizante é finalizada com outros toques opulentos, como uma cúpula russa de vidro colorido, torres e tetos abobadados altos.

Jardim de São Marcos

O parque é um refúgio de paz e tranquilidade bem no coração do centro da cidade. Um oásis de verde, o Jardin de San Marcos fica escondido atrás de um impressionante arco de pedra, criando um espaço separado da agitação da cidade. Explore os caminhos sinuosos que cruzam o jardim ou aproveite um dos muitos eventos públicos que são realizados na fonte central. De fato, a Feira de San Marcos é uma das tradições mais queridas da cidade e é realizada desde 1828.

Centro Comercial Altaria

Aguascalientes é tão cosmopolita e moderna quanto clássica e histórica. Um dos principais centros comerciais da cidade é o Altaria Shopping Center. Com mais de 130 lojas de grife, o Altaria Shopping Center é o principal local de compras de luxo da capital. Mas além de marcas de grife e butiques de luxo, o Altaria tem um cinema, restaurantes, cafés e até mesmo alguns bares. É muito mais do que apenas um shopping center – é um centro urbano de luxo.

Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção

De beleza clássica, imponente e rica em história, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção é uma das casas religiosas mais importantes de Aguascalientes. O prédio data de 1704, embora a construção tenha sido concluída em 1738. Os visitantes são recebidos por duas enormes torres gêmeas. No interior da catedral, há uma lavagem de mármore branco e a imagem da Virgem da Assunção, a padroeira da cidade de Aguascalientes.

Tres centurias - Aguascalientes
Parque Tres Centurias

Parque Tres Centurias

História, cultura e comunidade se misturam no Parque Tres Centuries, no centro de Aguascalientes. A história do estado está profundamente interligada com o patrimônio ferroviário, que desempenhou um papel importante na industrialização não apenas do estado de Aguascalientes, mas do México como um todo. Conheça a história ferroviária do estado com uma visita ao parque, onde os turistas podem explorar locais históricos como a Hidrocalida, uma locomotiva impressionante que fica na entrada da praça. Não perca a impressionante fonte do parque, a maior da América Latina, que exibe até 60 cores diferentes e cuja bica pode atingir até 12 metros.

Plaza Patria e Exedra

Em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção está a Plaza Patria, a praça principal de Aguascalientes. É o principal centro da vida na cidade, bem como um dos mais históricos. É aqui que os visitantes encontrarão o Palácio do Governo e o Palácio Municipal, bem como o Palácio Legislativo e o Antigo Hotel Imperial. No centro da praça está a Exedra, uma coluna alta, coroada com uma escultura de uma águia devorando uma serpente, o símbolo nacional do México.

Vinícola Santa Elena

O México tem alguns participantes importantes no mercado internacional de vinhos, e Aguascalientes é um deles. A Vincola Santa Elena é uma das melhores vinícolas da região central do México, com vinhedo, adega e caverna de vinho, onde os visitantes podem fazer um passeio pelo local e uma degustação. A vinícola é conhecida por produzir vinhos decadentes e encorpados usando variedades como Nebbiolo, Malbec, Cabernet Franc e Merlot.

O Museu Nacional da Morte

A espiritualidade está profundamente arraigada na sociedade e na cultura mexicanas. A vida após a morte é um de seus maiores fascínios, e manter-se conectado com o mundo espiritual é uma parte vital do que significa ser mexicano. Aguascalientes tem um museu dedicado à vida após a morte, conhecido como Museu Nacional da Morte. A coleção retrata o papel histórico da morte e das artes funerárias no México, tanto ao longo da história quanto nos dias atuais. O acervo pinturas, esculturas, litografias e fotos, todas usadas para ilustrar a relação entre os vivos e os mortos.

Museu José Guadalupe Posada

Falando da relação do México com a morte, o Dia de Los Muertos é uma das tradições culturais mais importantes do país. E um dos grandes símbolos do Dia dos Mortos é o icônico esqueleto “La Calavera Catrina”. O artista que a criou foi José Guadalupe Posada e Aguascalientes possui um museu dedicado ao trabalho de sua vida. Posada começou a produzir ilustrações da morte após uma grande enchente que varreu Aguascalientes, em 1882. A destruição foi tão avassaladora que alimentou seu fascínio. A morte tornou-se um tema duradouro em sua arte, que está em exibição nesse museu de Aguascalientes dedicado ao seu trabalho.

Museu de Aguascalientes

Talvez o melhor lugar para obter uma visão geral abrangente sobre a cultura e a importância histórica de Aguascalientes seja o museu da cidade. Construído em 1903, o edifício neoclássico de pedra rosa reconhece o trabalho dos artistas mais famosos do estado de Aguascalientes. A coleção apresenta pinturas e esculturas de artistas como Jesus F. Contrerars, Francisco Diaz de Leon, Gabriel Fernandez Ledesma e Saturnino Herran. É um dos principais museus do país que celebra a vida e a obra de artistas mexicanos aclamados.


Leia também: 2ª EDIÇÃO DA FASMA COMEÇA EM AGOSTO, NO MÉXICO