O Ministério do Turismo iniciou, na última quarta-feira (28), em Brasília (DF), o 34º Encontro dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). A reunião tem o objetivo de promover a integração dos interlocutores e o alinhamento de ações a respeito da iniciativa desenvolvida pela pasta. O evento ocorre até a esta sexta (30) e conta com a presença de representantes de todos os estados do país.

Em viagem para Portugal, Daniela Carneiro, ministra do Turismo, lembrou da importância de encontros como este para a discussão de políticas públicas que possam chegar efetivamente na ponta. “Vivemos um momento de reconstrução do Turismo em nosso país. Essa reconstrução passa pela união de esforços e os gestores públicos regionais detém conhecimento importante, já que eles atuam na ponta e podem contribuir no desenvolvimento de políticas públicas cada vez mais assertivas para o nosso setor”, pontuou.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, analisar o contexto atual e os desafios da regionalização, orientar a atuação dos interlocutores para ampliar a efetividade do programa, reunir proposições para o aprimoramento dos eixos de atuação e nivelar os avanços e experiências do PRT. No primeiro dia, o evento contou com a apresentação dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI’s) e como cada município pode participar do projeto que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Os presentes também puderem acompanhar os cases dos interlocutores estaduais do Mato Grosso e do Rio Grande do Norte. Além disso, foi realizada a oficina participativa sobre “Intercâmbio de experiências: atuação de interlocutores” e um momento para debates e trocas de ideias.

O trabalho integrado é um dos pilares adotados pela Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, por meio da Coordenação Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, junto à Regionalização, desenvolvem ações para fortalecer cada vez mais a rede nacional que atua no PRT.


Leia também: MTUR DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DO DTI BRASIL