Nesta quarta-feira (5), São Paulo deu início à construção do maior programa de turismo ferroviário do Brasil. A reunião aconteceu a bordo de uma Litorina, trem turístico que realizou o trajeto Luz-Paranapiacaba e, em uma força tarefa, reuniu representantes de três secretarias de estado: Turismo de SP, Transportes Metropolitanos e da Pessoa com Deficiência, além de autoridades locais, como Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

O objetivo é acrescentar pelo menos dez trens turísticos à malha ferroviária do estado, como Luz-Aparecida, Iperó-Laranjal Paulista, Tambaú-Ribeirão Pires, entre outros. “Podemos usar a mesma estrutura do transporte de carga para levar passageiros para os principais destinos do nosso estado. Atualmente temos apenas 250 km sendo usados para o turismo (dos 12 mil km de ferrovias) e esse número pode aumentar”, afirmou Lucena.

Nos próximos 60 dias, será apresentado um documento com as principais demandas do grupo de trabalho, além de metas de curto, médio e longo prazos que servirão de base para o Programa Estadual de Turismo Ferroviário de SP. “Além do apelo turístico, o transporte ferroviário tem o papel de valorizar a cultura de um estado cuja história deve boa parte de seu desenvolvimento aos ferroviários. Precisamos literalmente colocar São Paulo de volta nos trilhos”, completou.

Além do secretário Lucena, recebido pelo presidente da CPTM, Pedro Moro; estavam presentes o diretor de Patrimônio e Comunicação da ANPF, Fabio dos Santos Barbosa; a secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite; o diretor de Turismo de Campinas, Eros Marconsini; o diretor da ABPF, Bruno Crivelari Santos; o diretor de Planejamento da CPTM, José Marcos Miziara; o chefe de departamento Comercial da CPTM, Luiz Otávio Liberio; o secretário executivo da STM, Manoel Marcos Botelho; o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fábio Picarelli; a assessora de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza Aparecida; o presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação, Nelson Bueno; e o diretor da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Marcelo Scofano.

Após a descida em Paranapiacaba, o secretário visitou alguns pontos turísticos da antiga vila ferroviária, que pertence ao município de Santo André, ao lado do vice-prefeito Luiz Zacarias e do secretário de Meio Ambiente, Fábio Picarelli.


Leia também: CONEXIDADES: SECRETÁRIO LUCENA RECEBE TROFÉU PROFESSOR MARIO BENI