Representantes de dez operadoras de turismo da Alemanha e Reino Unido realizam uma visita à Rota das Emoções, roteiro turístico que inclui destinos nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. A famtour, organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional, tem como objetivo permitir que esses profissionais conheçam melhor os destinos para promovê-los em seus países.

A Rota das Emoções é composta por três estados e 14 municípios, proporcionando ao viajante experiências autônomas em cada localidade. O roteiro da famtour foi planejado para proporcionar uma vivência na história e cultura do litoral nordestino.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a diversidade de destinos turísticos do Brasil e o objetivo de fortalecer a presença de estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um produto atrativo para turistas estrangeiros, com foco na sustentabilidade e geração de desenvolvimento socioeconômico local.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a presença das operadoras de turismo estrangeiro é importante para destacar as joias turísticas do país e evidenciar os pequenos negócios e o turismo comunitário, que geraram emprego, renda e protegeram a pobreza.

“Toda a Rota das Emoções é dentro de sol e praia, que é o que mais atrai o mundo para o Brasil. Tem ecoturismo muito forte, esportes muito fortes e turismo de base comunitária, tudo junto. Nesse roteiro, a gente tem muita coisa ao mesmo tempo e a cultura e a gastronomia são segmentos muito fortes também. Vamos ter apresentação de capoeira, festa junina, visita à artesanatos locais, muitas atividades eu espero que seja um sucesso!”, diz.

Uma pesquisa da GlobalData de 2022 mostrou que os turistas alemães têm interesse em sol e praia, seguidos por visitas ao campo. Já os britânicos também preferem sol e praia, devido à oferta doméstica insuficiente, e têm interesse em turismo rural, ecoturismo e destinos com baixas emissões de gases do efeito estufa.

Carina Câmara, coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, explica que a Rota das Emoções atende ao perfil desses viajantes, oferecendo praias, rotas históricas, culinária típica, passeios nas dunas e apresentações de capoeira.

A Rota também abrange o segmento de turismo de luxo, proporcionando experiências em um ambiente exclusivo. Para os turistas alemães e britânicos, é importante ter acesso a coisas autônomas ao longo do roteiro, mesmo que o local seja simples. A qualidade da hospedagem também é considerada.


Leia também: AZUL COMEÇA A OPERAR VOOS DA ROTA DAS EMOÇÕES