BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Turismo de Experiência: nova tendência no setor

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), um movimento marca a mudança na relação do viajante com seu destino: o Turismo de Experiência. O turismo de experiência prioriza se aproximar de realidades regionais específicas e das vivências do destino. Por isso, é possível viver essa experiência no Brasil, um país caracterizado por sua diversidade ambiental, climática e cultural.

São destinos que desenvolvem infraestrutura turística voltadas para nichos mais específicos e, geralmente, nos quais o acesso não é ilimitado. Afinal, diferente do turismo de massa, a ideia é proporcionar uma conexão do viajante com o espaço, a partir de percepções próprias e roteiros personalizados. Dessa forma, o Turismo de Experiência está longe dos resorts ou das cidades mais visitadas. O Hurb seleciona quatro destinos nacionais, onde é possível praticar a nova tendência no setor.

  • Pantanal: ocupando os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o destino é um bioma único graças a sua biodiversidade exclusiva.
  • Vale do Jequitinhonha (MG): exalta o artesanato local. Famosos pela produção de panelas de barro que são verdadeiras peças de arte, os 80 municípios do vale mineiro produzem ainda bordados, couro, cerâmica, pintura e objetos em madeira e palha. Os turistas vivem experiências de aprendizado com as artesãs na produção de peças, proporcionando uma imersão na cultura popular local.
  • Alter do Chão (PA): um destino onde a natureza determina os hábitos e atividades daqueles que o habitam ou visitam. Pequenos vilarejos cercam as praias de água doce formadas pelos rios Tapajós e Arapiuns, afluentes do rio Amazonas. Para se aproximar das atividades desenvolvidas pela população ribeirinha, a rede de turismo comunitário e artesanato Turiarte oferece roteiros personalizados, com direito a refeições de acordo com a gastronomia típica.
  • Ilha do Bororé (SP): ganhou visibilidade ao aplicar inovação à agricultura orgânica. A penínsyla no extremo sul do estado faz parte de uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. O Sítio Paiquerê possibilita contato com as espécies locais e produtos da própria horta, além de uma oportunidade para se alimentar dos produtos ali colhidos, além de pães e derivados do leite. Este é mais um exemplo de um empreendimento que se beneficiou da valorização das características locais, transformando-a em um novo produto turístico capaz de proporcionar um momento único.

Leia também: EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS CONQUISTAM MILIONÁRIOS

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Conheça os 5 museus para visitar...

Quer seja durante as férias ou no decorrer do...

Schultz aposta em novos roteiros de...

Durante a Expo Turismo Goiás, operadora apresentou destinos como Pirenópolis e Chapada dos Veadeiros com a mesma estrutura do Jalapão

Balneário Camboriú inicia 2ª fase da...

Com obras entre a rua 3920 e o molhe da Barra Sul, projeto avança para consolidar um dos maiores parques lineares em orlas do Brasil

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS