Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), um movimento marca a mudança na relação do viajante com seu destino: o Turismo de Experiência. O turismo de experiência prioriza se aproximar de realidades regionais específicas e das vivências do destino. Por isso, é possível viver essa experiência no Brasil, um país caracterizado por sua diversidade ambiental, climática e cultural.

São destinos que desenvolvem infraestrutura turística voltadas para nichos mais específicos e, geralmente, nos quais o acesso não é ilimitado. Afinal, diferente do turismo de massa, a ideia é proporcionar uma conexão do viajante com o espaço, a partir de percepções próprias e roteiros personalizados. Dessa forma, o Turismo de Experiência está longe dos resorts ou das cidades mais visitadas. O Hurb seleciona quatro destinos nacionais, onde é possível praticar a nova tendência no setor.

  • Pantanal: ocupando os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o destino é um bioma único graças a sua biodiversidade exclusiva.
  • Vale do Jequitinhonha (MG): exalta o artesanato local. Famosos pela produção de panelas de barro que são verdadeiras peças de arte, os 80 municípios do vale mineiro produzem ainda bordados, couro, cerâmica, pintura e objetos em madeira e palha. Os turistas vivem experiências de aprendizado com as artesãs na produção de peças, proporcionando uma imersão na cultura popular local.
  • Alter do Chão (PA): um destino onde a natureza determina os hábitos e atividades daqueles que o habitam ou visitam. Pequenos vilarejos cercam as praias de água doce formadas pelos rios Tapajós e Arapiuns, afluentes do rio Amazonas. Para se aproximar das atividades desenvolvidas pela população ribeirinha, a rede de turismo comunitário e artesanato Turiarte oferece roteiros personalizados, com direito a refeições de acordo com a gastronomia típica.
  • Ilha do Bororé (SP): ganhou visibilidade ao aplicar inovação à agricultura orgânica. A penínsyla no extremo sul do estado faz parte de uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. O Sítio Paiquerê possibilita contato com as espécies locais e produtos da própria horta, além de uma oportunidade para se alimentar dos produtos ali colhidos, além de pães e derivados do leite. Este é mais um exemplo de um empreendimento que se beneficiou da valorização das características locais, transformando-a em um novo produto turístico capaz de proporcionar um momento único.

Leia também: EXPERIÊNCIAS EXCLUSIVAS CONQUISTAM MILIONÁRIOS