Belo Horizonte será o ponto de partida para o lançamento nacional do projeto “O Rio Continua Lindo! E Perto!” edição 2023. Esse projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, com o objetivo de promover o turismo no estado e mostrar suas belezas e atrações aos principais destinos emissores de turistas para o Rio de Janeiro.

O projeto se baseia em três pilares: o “Encontro Comercial O Rio é de Vocês”, que oferece capacitação para o trade turístico local e rodadas de negócios entre fornecedores do Rio e agências de viagens mineiras; uma campanha publicitária veiculada nas principais mídias locais e redes sociais; e um show temático de promoção do Rio de Janeiro, que terá o cantor Mumuzinho como embaixador nesta edição.

A intenção é levar um pouco do Rio para os principais destinos emissores de turistas, especialmente em Minas Gerais, que historicamente é um grande emissor de turistas para o Rio, incluindo não apenas a capital, mas também a Costa do Sol, Costa Verde, Agulhas Negras e Vale do Café.

Em 2021, durante a edição anterior do projeto, a Setur-RJ em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais lançou a rota turística Via Liberdade, uma trajetória de 1.190 km que passa pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, percorrendo mais de 300 cidades e apresentando manifestações culturais, gastronomia, música, dança e acervos artísticos em museus e igrejas.

O projeto “O Rio Continua Lindo! E Perto!” já recebeu reconhecimento internacional e foi premiado na Fitur, em Madrid, com o prêmio Excelências 2022 – categoria Silvia Zorzanello (in memoriam).

Confira o calendário completo do Rio Continua Lindo! E Perto – edição 2023

2 de agosto – Belo Horizonte

4 de agosto – Ribeirão Preto (AVIRRP)

29 de agosto – Goiânia

30 de agosto – Brasília

12 de setembro – Porto Alegre

14 de setembro – Curitiba

27 de setembro – Rio de Janeiro (ABAV EXPO) 1

8 de outubro – São Paulo

9 de novembro – Gramado (FESTURIS)

Os eventos em Belo Horizonte incluem o Encontro Comercial no Dayrel Hotel & Centro de Convenções e o Show O Rio Continua Lindo. E Perto na Casa de Show Autêntica.