Empresas, instituições e profissionais do turismo devem ficar atentos(as) ao prazo de inscrição no Prêmio Nacional do Turismo, uma das maiores premiações do setor. Faltam apenas 10 dias para o fim dos registros, que se encerram em 16 de agosto. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, entidades governamentais, instituições integrantes do Sistema S, da sociedade civil organizada e empreendimentos turísticos que desenvolveram alguma proposta que impulsionou a atividade turística como uma força econômica geradora de emprego e renda ao país.

O Prêmio foi retomado neste ano com 19 categorias e tem como tema “o turismo transformando vidas”. A premiação celebra as principais contribuições e inovações no segmento turístico de todo o Brasil e é concedida na forma de troféus e certificados, entregues aos primeiros colocados de cada modalidade. Além do reconhecimento, pretende-se fazer com que as iniciativas sejam disseminadas e replicadas em outros destinos brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em seus territórios.

“É necessário que reconheçamos as empresas, entidades e trabalhadores que trazem inovação e fazem a diferença no turismo, um setor que gera emprego e renda para o nosso país. Por isso, o Prêmio Nacional do Turismo chega para dar mais força ao nosso setor e para divulgar as iniciativas e os profissionais de sucesso do turismo brasileiro”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O MTur anunciará o resultado final do Prêmio Nacional do Turismo 2023 durante evento marcado para o dia 5 de dezembro. As informações adicionais sobre a cerimônia serão divulgadas em breve pelo MTur. Além disso, o Ministério do Turismo será o responsável pela divulgação dos vencedores em seus canais oficiais de comunicação.

Grupos

O Prêmio Nacional do Turismo está dividido em dois grupos. O primeiro é composto pelas Iniciativas de Destaque (para pessoas jurídicas) que conta com 10 categorias (Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo).

Já o segundo grupo é composto pelos Profissionais de Destaque, onde serão premiadas 9 categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo.

Clique aqui e faça sua inscrição.