O projeto inédito da Secretaria de Estado de Turismo propõe a criação de um plano de ações contínuas para o desenvolvimento do turismo no estado do Rio de Janeiro nos próximos anos. O evento, intitulado “8ª Jornada do Turismo Fluminense”, contou com a participação de autoridades públicas locais e estaduais, bem como agentes envolvidos no desenvolvimento do turismo regional.

Realizada na região turística denominada “Caminhos da Mata”, a jornada ocorreu no Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim. O projeto tem como objetivo elaborar um plano estratégico para impulsionar o turismo no estado do Rio de Janeiro ao longo dos próximos anos.

Anderson Moura, vice-presidente da TurisRio, representou o Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e elogiou o engajamento de líderes públicos e da sociedade civil na jornada, destacando a importância desse programa de desenvolvimento para o setor.

Durante o evento, foi ressaltado o potencial turístico do Rio de Janeiro como um todo, indo além da capital, com destaque para a região de Silva Jardim e suas atrações naturais, como a Lagoa de Juturnaíba e a Reserva Biológica Poço das Antas.

A prefeita de Silva Jardim, Maira Branco, expressou sua gratidão pela participação do público e enalteceu a parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e outros envolvidos na realização da jornada. Ela também destacou os atrativos turísticos de Silva Jardim, incluindo o Mico-Leão-Dourado e sua relação com a cidade.

A programação do evento incluiu palestras sobre o planejamento como fator de integração regional para o turismo no estado, apresentação do Plano Estratégico Turismo RJ + 10 anos, discussões sobre temas como regionalização, captação de recursos, qualificação, infraestrutura, segurança, produtos, roteiros, experiências, promoção e marketing. No final do dia, foram apresentadas as principais propostas dos grupos de trabalho e definidos os próximos passos para a elaboração do plano regional.

O vice-presidente do Conselho da Região Turística Caminhos da Mata, Reginaldo Garcia, ressaltou a importância da cooperação entre os municípios da região para o sucesso do projeto e a consolidação do turismo na área.

O projeto da Secretaria de Estado de Turismo continuará com a realização de jornadas em diferentes regiões do estado, com datas previstas para os próximos encontros em outras áreas, como Costa Doce, Caminhos da Serra, Águas do Noroeste e Metropolitana. O objetivo é promover a colaboração entre os diversos municípios e impulsionar o turismo em toda a região fluminense.