A última segunda-feira (7) foi de fomento ao turismo e à economia do Vale do Café, reunindo inúmeros profissionais na abertura do Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens (Procap-RJ), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), na Estação do Trem na Praça de Ipiabas, em Barra do Pirai. Recentemente, a região também recebeu programação de capacitação do setor turístico.

O evento, que segue até quarta-feira (9), conta com a participação de cerca de 10 operadores de receptivos nacionais e internacionais, convidados que terão a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos e a infraestrutura hoteleira da região, além de representantes de hotéis, pousadas e setor gastronômico.

Nos três dias de imersão às belezas naturais e investimentos em equipamentos de lazer, a expectativa é de que o saldo seja de fomento à economia regional. Alexandre Morares, coordenador da ABIH-RJ, estima aumento em pelo menos 50% na geração de empregos e um fluxo turístico triplicado, com maior impacto nos finais de semana (quinta a domingo).

“É uma região com inúmeros atrativos e investimentos em lazer, como por exemplo, o avião metaverso, aqui em Ipiabas, que ganha os olhares de turistas de diversas localidades e, tudo isso somado, é claro, à beleza natural do Vale do Café, que encanta a todos”, ressaltou Alexandre Moraes.

Para Mário Esteves, prefeito de Barra do Pirai, a região do Vale do Café não perde em nada para roteiros turísticos tradicionais do país. Ele garantiu, durante a solenidade de abertura do Procap-RJ, que os investimentos em lazer e turismo regional irão dobrar o número de turistas na cidade. O projeto de Mário Esteves prevê, além do avião metaverso, a colocação de um trem maria-fumaça para passeios até a Vila de Casarões Históricos do século XIX, uma das atrações do Vale do Café, entre outros equipamentos de lazer previstos para funcionar ainda este ano.

Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wanderson Faria, é uma forma de apresentar os atrativos da região, gerando empregos e fomentando a economia. Vale do Café“O trabalho que fazemos no Vale do Café é mostrar nossos atrativos, onde temos uma Conservatória, que é a nossa Tiradentes regional, Vassouras, com suas fazendas históricas, entre outras inúmeras atrações que tiram os nossos turistas do hotel e os levam para conhecer as belezas da nossa região”, concluiu Wanderson.