Mais uma vez, a encantadora região do Vale do Café ganhará destaque no cenário turístico do estado do Rio de Janeiro. Entre os dias 7 e 9 de agosto, a ABIH-RJ promoverá, em Barra do Piraí, o Procap-RJ (Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens), um evento que proporcionará aos cerca de 10 operadores de turismo nacionais e internacionais convidados a oportunidade de explorar os atrativos turísticos e as instalações hoteleiras deslumbrantes desse município.

A cerimônia de abertura acontecerá na estação de trem na pitoresca Praça de Ipiabas (RJ-137 – Ipiabas), às 14h de hoje (07). Em seguida, ocorrerá o encontro de negócios no IPITOWN (RJ-137, 10765 – Ipiabas), com a participação de 35 profissionais do setor turístico local, incluindo representantes de hotéis, restaurantes, atrações turísticas, associações e órgãos de classe, bem como instituições parceiras do Turismo, tais como Sebrae Rio e Senac-RJ.

O programa de imersão abrangerá inspeções aos empreendimentos hoteleiros da região, como o Hotel Fazenda Ribeirão, Pousada Vale do Café, Pousada Blues, Pousada Pôr do Sol, Hotel Fazenda Império do Vale, Pousada Brisas do Vale, Pousada Abbud e Fernandes, além de visitas aos principais pontos turísticos, como a renomada cervejaria Dupai, Casa da Intuição, Parada do Chocolate, Muito Além de um Jardim, Avião Metaverso e o Parque Aquático Aldeia das Águas, entre outros. Além disso, serão apresentados os encantos da culinária local, com destaque para os restaurantes Apreciar, Armazém da Colina e Fazenda do Vale, este último famoso por sua feijoada tradicional.

“O Procap-RJ já conquistou sucesso graças à sua capacidade de reunir empresários do setor turístico, associações e autoridades locais para impulsionar o desenvolvimento da atividade turística. Expressamos nosso agradecimento a todos os parceiros que se uniram a nós nessa missão pelo Rio e saudamos os operadores de turismo receptivo, os quais, sem dúvida, retornarão às suas localidades com elogios e experiências enriquecedoras sobre a nossa querida Barra do Piraí”, declara entusiasticamente Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ.

O Procap-RJ interior teve sua edição inaugural em Petrópolis, em maio de 2021, e, em pouco mais de um ano, já percorreu o Vale do Café, diversos municípios na Região da Costa do Sol, a Costa Verde, Teresópolis e Nova Friburgo. Concebida pela ABIH-RJ, essa iniciativa agora conta com a parceria da Secretaria de Turismo de Barra do Piraí e do COMTUR local, além do apoio da Setur-RJ e TurisRio, Sicomércio de Barra do Piraí, Sebrae Rio, Senac-RJ, ABAV-RJ, BITO, CIETH-RJ, Viação Útil (Expresso Guanabara), Top Transfer e Didu Jeep.