Marcela Grille, diretora da Rede Windsor, e Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, foram anfitriões do almoço dos hotéis cinco estrelas do mês de agosto, que aconteceu nesta terça-feira (08), no Windsor Barra. Com a pauta concentrada nas ações de promoção e fomento ao turismo, os hoteleiros recepcionaram importantes nomes do trade turístico fluminense e nacional, entre eles o Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Daniela Maia, secretária municipal de Turismo, Adriana Homem de Carvalho e Otávio Leite, assessores da presidência da Fecomércio, entre outras autoridades.

Daniela abriu a pauta falando do projeto de Gestores das Áreas Turísticas, em fase de implantação, que reúne agentes de diversas áreas como conservação, CET-Rio e Comlurb, com apoio das subprefeituras, para garantir a melhor experiência do turista em toda sua jornada na cidade.

Ela também anunciou a entrada do Rio de Janeiro na World Tourism Cities Federation, da China, com foco na promoção do relacionamento entre os dois mercados e na captação dos turistas asiáticos. A secretária pediu o apoio dos hoteleiros para alimentar o Observatório de Turismo, compartilhando a dificuldade de apuração e atualização dos dados relativos aos visitantes. Por fim, o tema Airbnb foi abordado, visto que a plataforma vem buscando uma aproximação com a prefeitura e a hotelaria defende equiparação tributária nesta relação comercial para que esta não seja prejudicada.

Presença bastante aguardada pela hotelaria, Freixo iniciou seu discurso destacando que a entidade vem fazendo um excelente trabalho, tendo em vista que os números do turismo internacional já superam os de 2019, e se declarou favorável à retomada do Galeão como hub internacional, viabilizando a ampliação dos voos dos principais destinos emissores internacionais. O executivo compartilhou o novo projeto, Embratur Lab, com corpo técnico e sede no Rio de Janeiro, para qualificar a experiência do turismo internacional a partir de inovação tecnológica.

Em todo discurso, Freixo destacou que a agência de fomento tem um problema grave de fluxo de caixa que precisa ser solucionado via parcerias com a iniciativa privada para viabilizar o trabalho de promoção. O presidente da HotéisRIO, Alfredo Lopes sugeriu fazer uso das embaixadas como ponto de apoio nos mercados emissores e um foco maior na promoção turística via marketing digital, onde é possível obter melhores resultados com menores custos.

Patrícia Alemany, delegada da Deat, e Eduardo Freitas, delegado e diretor de Tecnologia e Telecomunicação da Polícia Civil apresentaram o projeto Hospedagem Segura, que foi pauta de debate da HotéisRIO recentemente e consiste em maior integração e automação da comunicação entre as forças policiais e a hotelaria, com o objetivo de promover maior agilidade e conveniência aos hoteleiros e hóspedes no atendimento de alertas e ocorrências.