O governo dos EUA emitiu 547 mil vistos para brasileiros no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 34,8% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration, que fica em Washington, com base em números do Departamento de Estado americano.

De acordo com a pesquisa, realizada mensalmente pelo escritório, o Brasil foi o terceiro país que mais recebeu vistos nos primeiros seis meses do ano, ficando atrás de México (1,3 milhão) e Índia (783,8 mil). Colômbia (261,5 mil) e China (254 ml) completam as cinco primeiras colocações. Todos também cresceram de 2022 para 2023.

O visto mais concedido para os brasileiros no semestre foi o B1/B2, destinado para turismo e negócios. Ao todo, foram 516,8 mil emissões do tipo, um salto de 38,7% sobre os seis primeiros meses de 2022.

“Este ano tem apresentado patamares de emissão muito maiores do que no ano passado, em razão da ampliação do atendimento ao público feita pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Se no ano passado a média era de 62 mil vistos por mês, agora são 86 mil expedições mensais”, explica o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre.

Os vistos de turismo e negócio respondem por 94,7% de todas as emissões para brasileiros em 2023.

Estudo e intercâmbio em alta

Na sequência dos vistos americanos mais emitidos para brasileiros no primeiro semestre deste ano, aparecem o J1 (5,4 mil autorizações), utilizado basicamente para intercâmbio cultural e profissional, e o F1 (4,3 mil), voltado para quem quer estudar nos EUA.

“O Brasil é um dos dez países que mais enviam estudantes estrangeiros para as universidades americanas. É um movimento que tende a se intensificar cada vez mais, e muitos deles, ao concluírem o programa acadêmico, decidem ficar nos EUA e solicitam o green card”, explica o advogado da AG Immigration.

Tempo de espera está em queda

Um dos fatores que tem contribuído para a alta da emissão de vistos, além da queda do dólar, é a diminuição do tempo de espera. Com reduções significantes de prazo acontecendo mês a mês, esta semana São Paulo registrou o tempo médio para emissão de primeiro visto de pouco mais de dois meses. A espera, que no começo do mês era de 259 dias, foi para 64 dias após duas semanas. Em Brasília, o tempo médio de espera está avaliado em menos de um mês (28 dias).

Com estas mudanças no tempo de espera, de pouco mais de dois meses no principal Consulado dos EUA no Brasil, e de menos de um mês em Brasília, a média geral no país foi minimizada. Antes, o que girava em torno de 200 dias, agora está com exatos 121 dias, o equivalente a cerca de quatro meses de espera.

Confira abaixo o tempo médio de espera atual para o visto:

Brasil: 192 dias para entrevista | 8,8 dias para renovação sem entrevista
São Paulo: 64 dias para entrevista | 1 dia para renovação sem entrevista
Rio de Janeiro: 116 dias para entrevista | 3 dias para renovação sem entrevista
Brasília: 28 dias para entrevista | 1 dia para renovação sem entrevista
Porto Alegre: 226 dias para entrevista | 1 dia para renovação sem entrevista
Recife: 171 dias para entrevista | 8 dias para renovação sem entrevista