No dia 19 de agosto, celebra-se o Dia Mundial da Fotografia em homenagem ao inventor francês Louis Daguerre, criador do daguerreótipo, precursor das máquinas fotográficas. Essa inovação foi anunciada em 1839 pela Academia Francesa de Ciências, marcando um marco importante na história da fotografia.

Desde a sua invenção, a fotografia tem passado por uma incrível evolução em suas capacidades e acessibilidade. Hoje, com a proliferação dos smartphones e o constante avanço das tecnologias de imagem, a fotografia se tornou uma parte quase inseparável da vida moderna. As câmeras de alta qualidade integradas em dispositivos móveis permitiram que pessoas de todo o mundo capturassem momentos espontâneos com facilidade e impressionante qualidade.

As redes sociais e plataformas de compartilhamento de imagens também desempenharam um papel importante na disseminação da cultura visual. Indo além das barreiras geográficas e culturais, elas não apenas fortaleceram conexões pessoais, mas também deram origem a novas formas de narrativas visuais, estimulando a criatividade e a expressão individual.

Para comemorar esta data, o Hurb, uma empresa de tecnologia de viagens com mais de 12 anos de experiência no mercado, apresenta o top 10 das cidades mais “instagramáveis” do mundo em 2023, de acordo com o site Big Seven Travel. Esses destinos oferecem paisagens naturais incríveis, construções históricas encantadoras e cenas culturais vibrantes – uma variedade de lugares ideais para capturar fotos e vídeos incríveis, capazes de impressionar e inspirar a próxima aventura.

Entre as cidades destaca-se:

  • Milão, Itália: Com mais de 22 milhões de menções no Instagram e 97 bilhões de visualizações no TikTok, Milão encanta com sua moda e marcos icônicos, como o Duomo.
  • Londres, Inglaterra: Com 154 milhões de menções no Instagram e mais de 54 bilhões no TikTok, Londres é um destino sofisticado, com a London Eye e as icônicas cabines telefônicas.
  • Paris, França: Com mais de 130 milhões de menções no Instagram e 47,9 bilhões no TikTok, Paris é conhecida por sua beleza, incluindo a Torre Eiffel e as charmosas ruas de Montmartre.
  • Istambul, Turquia: Com 120,5 milhões de menções no Instagram e 44,1 bilhões no TikTok, Istambul é uma cidade vibrante com rica história e arquitetura deslumbrante.
  • Nova York, EUA: Com 118 milhões de menções no Instagram e 39,6 bilhões no TikTok, Nova York oferece cenários inconfundíveis como a Times Square e a Estátua da Liberdade.

O top 10 também inclui destinos como Nepal, Chicago (EUA), Bali (Indonésia), Sri Lanka e Sydney (Austrália). Embora o Brasil não esteja na lista, lugares como os Lençóis Maranhenses, Bonito, Jalapão e outros poderiam facilmente ser considerados entre os lugares mais “instagramáveis” do mundo.