O Brasil está prestes a testemunhar um marco histórico no setor de turismo ferroviário, com o passeio de trem mais popular do país. A empresa responsável pelo transporte turístico na ferrovia que conecta Curitiba a Morretes está planejando a introdução de um vagão boutique adaptado, uma iniciativa inédita. Este é um reflexo dos esforços contínuos da Serra Verde Express em se tornar inclusivo e acessível, um objetivo que tem sido procurado há mais de um ano.

“Na Serra Verde, sempre nos esforçamos para oferecer experiências a todos os públicos. Através da parceria com a Broder, uma plataforma especializada em serviços para pessoas com necessidades especiais, percebemos que temos a oportunidade de melhorar ainda mais nosso atendimento a esse público”, explica Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express. Essa parceria evoluiu de uma colaboração para uma consultoria abrangente, incluindo o treinamento dos colaboradores que interagem diretamente com os passageiros.

O treinamento foi estruturado em sete tópicos abrangentes, englobando várias deficiências e considerando questões de diversidade. “Queremos desmistificar o universo das pessoas com deficiência. É como conhecer alguém de outro país, outra cultura. Precisamos entender o contexto para compreender suas necessidades”, afirma Eduardo Ramires, CEO da Broder.

Um aspecto fundamental da consultoria é o chamado “cliente oculto”. Pessoas com deficiência vivenciam a experiência do passeio de trem da Serra Verde, identificam pontos fortes e áreas que podem ser melhoradas. Esses relatórios são então compartilhados com os colaboradores durante os treinamentos, que incluem especialistas e pessoas com deficiência como palestrantes. Esse processo busca aproximar os colaboradores da realidade desse público e transformar a capacitação em uma troca de experiências enriquecedoras.

Com a realização periódica dos clientes ocultos, os relatórios subsequentes refletem a evolução, com as áreas de melhoria destacadas inicialmente sendo superadas ao longo do tempo. Esse progresso demonstra que a capacitação está surtindo efeito positivo.

O número de passageiros com necessidades especiais que utilizam os serviços da Serra Verde Express tem aumentado constantemente. Em 2022, foram 608 passageiros, e esse número já foi superado em 2023, com 708 pessoas até o momento. A empresa confirma que é um público ávido por entretenimento e lazer.

O compromisso da Serra Verde Express em se tornar mais inclusivo também levou à demanda por um vagão boutique adaptado. Esse projeto está em andamento e tem previsão de inauguração ainda este ano. O vagão boutique está sendo projetado para oferecer um ambiente confortável e inclusivo durante o passeio de quatro horas pela Serra do Mar. Isso inclui banheiros adaptados, rampas de acesso e outros detalhes que refletem uma abordagem consciente e inclusiva.

As capacitações começam a ser realizadas com os colaboradores que lidam diretamente com o público, tanto presencialmente quanto por meio de uma plataforma de Educação a Distância. A cada sessão, o interesse aumenta e a distância entre os colaboradores e as pessoas com necessidades especiais diminuem, criando um ambiente mais empático e diversificado.

A introdução do vagão boutique adaptado e os esforços contínuos da Serra Verde Express refletem o compromisso da empresa em oferecer experiências inclusivas e enriquecedoras para todos os passageiros, independentemente de suas necessidades. Isso demonstra que, em um ambiente que valoriza a diversidade e a empatia, é possível alcançar resultados significativos.