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Viracopos utiliza tecnologia desenvolvida por startup brasileira

Uma inovação tecnológica está proporcionando ao Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), aprimorar significativamente a limpeza de seus 44 banheiros no terminal de passageiros. Por meio dessa solução, a administração consegue monitorar e ajustar em tempo real os processos de limpeza, incluindo a implementação da “limpeza sob demanda”. Isso é possível graças a sensores que emitem alertas online, indicando o momento propício para as equipes de limpeza atuarem em cada local.

Implementado desde o início deste ano, o sensor já está apresentando resultados promissores. A administração notou uma redução de custos que pode chegar a até 20%, além de receber avaliações positivas dos passageiros em pesquisas governamentais sobre a limpeza dos banheiros. Cerca de 13 milhões de pessoas devem passar pelo terminal de Viracopos este ano, um volume quase equivalente à população total da capital paulista. Atualmente, o aeroporto de Campinas é o quarto mais movimentado do Brasil.

De acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), entidade que representa globalmente as autoridades aeroportuárias, em seu relatório sobre “Qualidade de Serviço Aeroportuário: Limpeza dos Aeroportos”, a higiene dos banheiros está diretamente ligada à avaliação positiva dos passageiros, mais do que qualquer outro aspecto de infraestrutura.

Esse dado também é corroborado pela Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que indica que os usuários dos aeroportos brasileiros estão satisfeitos com a limpeza dos banheiros, atribuindo uma nota média de 4,28, numa escala de 1 a 5.

A pesquisa mensal realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em Viracopos mostra uma evolução nas notas dadas pelos passageiros. Em maio deste ano, o aeroporto atingiu sua maior nota, 4,57 numa escala de 1 a 5. A comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o de 2023 demonstra um aumento na média das notas atribuídas à limpeza dos banheiros, passando de 4,43 para 4,52.

O diretor de Operações de Viracopos, Marco Beme, destaca a busca pela excelência na prestação de serviços: “Apesar de termos os melhores indicadores do país e termos sido eleitos o Melhor Aeroporto do Brasil quatro vezes pela avaliação dos passageiros, Viracopos busca manter a excelência em serviço. Nossa postura é sempre a de buscar a melhoria contínua. Por isso, implementamos essa tecnologia para aprimorar ainda mais a experiência dos clientes que transitam pelo terminal.”

Essa solução tecnológica é uma criação da startup brasileira EVOLV, que desenvolveu sistemas para diversas aplicações. O CEO da EVOLV, Leandro Simões, destaca a revolução proporcionada pela tecnologia nos serviços aeroportuários, melhorando os indicadores de qualidade de serviço estabelecidos e avaliados pela ANAC e ACI.

Através da tecnologia da EVOLV, uma equipe acompanha em tempo real um painel que indica o momento apropriado para a limpeza de cada banheiro, acionado por sensores. Após a limpeza, um alerta é enviado por aplicativo para indicar que o banheiro foi higienizado. Além de controlar o momento da limpeza, os sensores monitoram a temperatura e umidade do ambiente, gerando dados úteis para avaliar a qualidade do serviço prestado.

Além de melhorar a limpeza, a otimização dos processos também resulta em economia de produtos de limpeza. Com o sucesso da implementação nos banheiros, Viracopos está considerando estender a tecnologia para monitorar elevadores, escadas e esteiras rolantes, bem como sistemas de manutenção preditiva, contribuindo ainda mais para a eficiência e satisfação dos passageiros.

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