Após estreiar no Índice de Diversidade da B3, a Azul realizou um voo rasante do Embraer E2 da Azul Linhas Aéreas, na manhã desse último domingo (03), na Base Aérea de Brasília. A cerimônia de batismo da aeronave, que reuniu entre as autoridades, o Comandante da Aeronáutica, foi em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont.

O voo, estrategicamente numerado de AD 150 e identificado pelos controles de tráfego aéreo como “Azul Dumont”, decolou ontem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 8h00, e pousou em Brasília, por volta das 9h30, para, após duas passagens baixas para demonstração da aeronave às milhares de pessoas presentes, realizar uma cerimônia de batismo.

A aeronave da Azul, que agora tem a imagem e a famosa assinatura Santos=Dumont, maneira como ele gostava de reforçar a brasilidade do nome, apesar da descendência francesa, comemora os 150 anos de nascimento do brasileiro que inventou o avião. O avião passa a integrar a malha da companhia aérea mais brasileira do país. A escolha do Embraer E2 também não foi ao acaso. A Azul é a única companhia a voar com as aeronaves de fabricação brasileira no país.

Para Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul e um dos pilotos desse histórico voo, está no DNA da companhia, há quase 15 anos, transformar a história da aviação brasileira. Por isso, a Azul não poderia deixar de homenagear o brasileiro que transformou a história da aviação no mundo. “Somos a única aérea com uma frota diversificada capaz de conectar o maior número de cidades brasileiras com o mundo. E isso nos deixa orgulhosos, porque sabemos que mais do que levar as pessoas para os seus destinos, também podemos incluir na bagagem conexões e histórias. Neste caso, com o Santos=Dumont no ar, queremos reforçar a importância do Brasil para o setor”, comemora.

Com o logotipo em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont criado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o batismo do Embraer E2 da Azul contou com a presença de muitos convidados, incluindo o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica. Damasceno elogiou a iniciativa e também destacou a importância de contar com a parceria de uma companhia aérea tão atuante no país para levar essa homenagem para todos os cantos do Brasil e do mundo.

“Neste ano, a Força Aérea Brasileira celebra os 150 anos de Alberto Santos Dumont com entusiasmo, organizando mais de 370 eventos em sua honra. Este visionário revolucionou a aviação mundial, abrindo caminho para o mundo que conhecemos hoje. É emocionante ver que, além de nós da Força Aérea, a Azul Linhas Aéreas se juntou a essa comemoração, realizando uma pintura personalizada do pai da Aviação em uma de suas aeronaves. Todos estamos unidos em uma justa homenagem a esse grande pioneiro”, destaca o Comandante da Aeronáutica.