Turquia, Grécia, Havaí, Brasil e, agora, o Marrocos foram devastadas por desastres naturais. Esses acontecimentos estão impactando o turismo e a economia local dos destinos, que possuem algumas das atrações turísticas mais populares do mundo.

Com isso, viajantes têm muitas dúvidas, entre elas: o que fazer em caso de viagens marcadas para o destino? Como viajantes, que estão no destino, devem prosseguir nessas situações? E como as agências e operadoras estão lidando com isso – as viagens estão sendo canceladas? Afinal, são muitas dúvidas. A Raidho Viagens e a Madre Travel, através da Experience Marrocos, falaram com o Brasilturis e explicaram como estão operando nesta situação.

“O terremoto foi sentido em várias partes do país, mas a região mais atingida foram as aldeias nas Montanhas Atlas e, mais levemente, na área perto de Marrakech. O resto do país não sofreu nenhum dano e está funcionamento normalmente, principalmente as áreas de Casablanca, Rabat, Fes, Tânger, Chauen, o deserto do Saara e o deserto de Agafay, que estão intactos à espera de viajantes, como antes. Isso é importante para entender e comunicar aos clientes que podem ter a impressão equivocada de que todo o país foi severamente afetado pelo terremoto”, comentou o porta-voz da Experience Marrocos, empresa de DMC no Marrocos, que trabalha há mais de dez anos com viagens memoráveis no país.

A empresa ainda explica que em Marrakech, os principais danos foram registrados em partes da medina histórica, e que os monumentos permanecerão fechados até 22 de setembro ou até que as autoridades locais determinem que é seguro reabri-los. O restante da cidade não sofreu muitos danos e está funcionando normalmente, inclusive os hotéis em Marrakech.

“As atividades típicas que organizamos em Marrakech, como aulas de culinária, passeios de balão, hammam, passeios de compras, visitas aos Jardins Majorelle e ao Museu YSL, e passeio de sidecar, estão funcionando normalmente. Com poucas exceções, restaurantes e lojas também estão abertas.”

Ainda segundo a Experience Marrocos, uma das formas de ajudar o país é não cancelar as viagens. “Entendemos que os viajantes podem ter dúvidas ou preocupações sobre viajar para o Marrocos neste momento. Embora estejamos prontos a prestar todo o nosso apoio e recursos às pessoas que foram afetadas, é também importante compreender que o turismo é uma parte essencial da economia no país e das regiões afetadas. Em suma, vir a Marrocos é a melhor forma de ajudar o país e o seu povo.”

Já Michelle Nedelciu, gerente geral da Raidho Viagens, empresa especializada em viagens a lugares exóticos e diferenciados desde 1990, disse: “estamos com operação normal em Marrakech e outras principais cidades turísticas. Inclusive clientes com embarque próximo mantendo a viagens conforme nossas instruções”. A executiva também garantiu que a empresa não teve problemas com clientes em viagem.


Leia também: FOUR SEASONS IRÁ INAUGURAR NOVO HOTEL NO MARROCOS