Bahamas ultrapassou as projeções para os primeiros sete meses de 2023 e registrou mais de 5,89 milhões de chegadas de janeiro a julho. A meta do país é encerrar o ano com mais de 8 milhões de visitantes, então já é possível dizer que o objetivo está próximo de ser alcançado. Os dados são do Ministério do Turismo, Investimentos & Aviação das Bahamas.

Do total de 5.893.118 visitantes que visitaram às Ilhas das Bahamas nos primeiros sete meses do ano, 1.133.494 chegaram por via aérea e 4.759.624 por via marítima. As chegadas acumuladas até julho se mostraram 59% acima de 2022 e 30% ante o ano de 2019 – o mais movimentado já registrado pelo destino. Comparando as chegadas gerais de 2023, as de março atingiram um pico de 951.311, tornando-o o mês de chegadas mais movimentado da história das Bahamas.

Vale ressaltar que os gastos gerais dos turistas também tiveram um aumento significativo. Assim como as taxas de ocupação dos principais hotéis em Nassau e Paradise Island superaram as dos períodos correspondentes em 2019 e 2022. A Tarifa Diária Média aumentou, em média, 59% em comparação com 2019 e as receitas de quartos aumentaram 42% no mesmo período. Mais de 60% dos visitantes viajaram às Bahamas pela primeira vez, com as chegadas de quase todas as regiões mostrando um acréscimo em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o vice primeiro ministro das Bahamas e ministro do Turismo, Investimentos & Aviação, I. Chester Cooper: “os resultados mais fortes do que o esperado demonstram a vitalidade da marca Bahamas, as estratégias de negócios metódicas e o trabalho árduo da indústria do turismo”.

Boom via mar

O Porto de Nassau recebeu a maior parcela de chegadas de cruzeiros, seguido pelas Ilhas Berry (Coco Cay), Bimini (continente e Ocean Cay), Half Moon Cay, Grand Bahama e Abaco (Castaway Cay), respectivamente. As chegadas gerais via mar, de janeiro a julho, aumentaram 72,1% em relação ao período correspondente do ano passado e 43% acima dos números históricos de chegadas de cruzeiros de 2019.

O maior mercado para visitantes do destino continua a ser os Estados Unidos, representando 90% do total de chegadas de visitantes, seguido pelo Canadá, Reino Unido e Europa. O mercado latino-americano está ganhando impulso no seu regresso constante aos níveis pré-pandemia.

Observando as tendências, de janeiro a julho, 70% de todos os viajantes de escala vieram às Bahamas principalmente para férias, enquanto 15% dos visitantes para casamentos e luas de mel, já 6% para jogar em cassinos, 4% para negócios e 5% para “outros/razões não reveladas”.

“Os primeiros sete meses superaram nossas expectativas! Com um centro da cidade mais desenvolvido para complementar o novo porto de cruzeiros e destinos adicionais nas Bahamas entrando em operação, os números só continuarão a crescer, se continuarmos a oferecer excelentes serviços e experiências. O plano para a remodelação dos aeroportos de Family Island e a construção do novo aeroporto em Grand Bahama trará frutos para os bahamenses no futuro. Nosso trabalho é estar à frente da demanda”, finaliza Cooper.