A Rede Voa inaugura, nesta segunda-feira (25), a ampliação do novo Centro de Controle Operacional (CCO) e sua Central R-Afis, na sua sede, em Jundiaí. Com investimento de R$ 450 mil em equipamentos de ponta, o novo centro irá centralizar os acionamentos de emergência, de segurança e coordenação de informações meteorológicas e de tráfego nos 16 aeroportos da rede.

Para Adalberto Caminata, chefe do CCO, a centralização diminui o tempo de resposta a incidentes aéreos e segurança, elevando a qualidade dos aeródromos. “Além de termos nossa própria segurança nos aeroportos e pronta resposta, agora contamos com mais agilidade para acionar a segurança pública. Já na fase de teste do CCO, conseguimos identificar atitudes suspeitas e comunicá-las aos setores de inteligência da polícia”, afirma.

O CCO permite a centralização de acionamentos de emergência, padronização de rotinas operacionais, acompanhamento em tempo real de ocorrências, contato centralizado com órgãos públicos de segurança e emergência, plano de capacitação contínua, incluindo a utilização das forças de segurança para treinamento em aeroportos, centralização de tarifação e acompanhamento das companhias aéreas.

Para Marcel Moure, presidente da Rede Voa, o CCO foi o primeiro passo para a integração regional dos aeroportos, trazendo agilidade e, principalmente, melhorias significativas na gestão de ‘safety & security’. “Temos muitos planos à frente, usando a tecnologia e inteligência artificial para aumentar a segurança em nossos aeroportos, o que nos possibilitará maior controle remoto de todos os sítios aeroportuários do estado. Na parte de meteorologia, seremos o primeiro conceito de EMS III atuando de forma remota no mundo”.