A Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB) lançou a Antena CCIFB Nordeste – Fortaleza, que irá cobrir os estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. O objetivo é expandir a atuação da Câmara pelo país, dentro do projeto de nacionalização da instituição, como foco em explorar regiões com grande potencial de negócios, como o Nordeste.

Com cerca de 18% da área territorial e 28% da população nacional, o Nordeste está entre as regiões de maior crescimento no país. A chegada da Câmara nessa região promove o aumento dos investimentos e fortalece as relações comerciais, industriais, científicas e culturais. A meta é englobar empresas francesas e brasileiras de diversos setores, como siderurgia, turismo, logística e energias renováveis.

O advogado cearense Ilo Marques, que é sócio do escritório de advocacia R. Amaral Advogados, associado à CCIFB, será o  responsável e também o porta-voz da Antena. “Quero trazer uma nova perspectiva para a CCIFB, aumentando a rede de networking com empresas brasileiras que desejam ser inseridas no contexto franco-brasileiro”, explica Marques.

Corinne Fontenelle,  diretora nacional da CCIFB, explica que a abertura da Antena CCIFB Nordeste- Fortaleza faz parte do plano estratégico da instituição de se fortalecer como uma Câmara de âmbito nacional, mas com atuação local, ampliando sua presença física além de suas bases históricas que já existem no Sudeste e Sul do Brasil.

“Sabemos que o Brasil é um país vasto e diverso que oferece oportunidades de negócios em todas as regiões. O nosso parceiro em Fortaleza conhece muito bem a economia nordestina e seu potencial, portanto a Antena será uma facilitadora para as empresas francesas que desejam expandir seus negócios no Nordeste”,  diz Fontenelle.

Para Ilo Marques, a associação à uma câmara bilateral como a CCIFB traz uma série de oportunidades, como uma maior facilidade para exportar produtos e serviços para a França, e realizar negócios com empresas francesas já em operação no Nordeste e em outras regiões do Brasil. “Temos o privilégio de Fortaleza ter sido escolhida para sediar a Antena e sermos representantes de estados tão importantes como Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte”, comemora Marques.

O presidente nacional da CCIFB, Pedro Antonio Gouvea Vieira, está otimista com o projeto de nacionalização da Câmara Francesa. “Nosso objetivo é abrir Antenas pelo país inteiro. Queremos a Câmara próxima dos agentes franceses , pois o ecossistema francês está espalhado pelo Brasil afora. A instituição já conta com mais de 400 associados e atua ativamente para gerar valor para eles, promovendo conexões e fomentando negócios”, comenta o presidente.

Antonio conta ainda que as conversas para a abertura de uma segunda  Antena CCIFB Nordeste que terá sede em Recife estão muito avançadas e que em breve a nova Antena será lançada