A partir de outubro, França e Espanha estarão unidas por mais rotas de trens de alta velocidade: uma nova linha ligará a deslumbrante cidade de Marselha, no sul da França, a Madri, capital da Espanha, cobrindo os mais de 1.100 km que as separam. Com duração aproximada de 7h, ao contrário das 15 horas dos trens tradicionais ou das 11 horas de carro próprio, a nova rota ferroviária funcionará entre as estações Marseille Saint-Charles e Porta de Atocha.

Os trens que operarão nessa rota são do modelo Ave, da empresa espanhola Renfe, conhecidos por serem os mais rápidos, alcançando 310 km/h.

Os viajantes terão a opção de escolher entre três categorias de tarifa: básica, comfort e premium, todas equipadas com carregadores elétricos em cada assento, poltronas reclináveis, luz para leitura, acesso à internet e máquinas de venda automática de bebidas e comidas, além de vagão-restaurante.

O trem também permite o transporte de pets, desde que tenham peso máximo de 10 kg e estejam acomodados em gaiolas, transportadores ou caixas fechadas com medidas máximas de 60x35x35 cm. Quem deseja levar bicicletas também é possível, mas precisa estar embaladas e dobradas, e as soma das dimensões não podem ultrapassar 180cm.