Durante a 50ª edição da Abav, que ocorreu na última semana no Rio Centro, Rio de Janeiro, a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) anunciou o lançamento de cursos-pilotos inovadores na área da educação turística. Essa iniciativa visa fomentar o empreendedorismo, a inovação e o conhecimento no setor, atendendo às demandas diretas do mercado e buscando solucionar os desafios enfrentados por 52 segmentos relacionados ao turismo.

Os cursos resultam de uma colaboração entre diversas entidades, incluindo secretarias estaduais de Governo, como as de Educação e Desenvolvimento Econômico, instituições de ensino como o Sesc e o Centro Paula Souza, associações de classe como a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), bem como empresas do setor.

Na capital paulista, está sendo oferecido um curso de agenciamento, voltado para estudantes de graduação em Turismo interessados em trabalhar em agências de viagens, com um total de 90 vagas disponíveis. As cidades de Campinas e Guarujá também estão sediando cursos na área de hospitalidade, também com 90 vagas cada. Além disso, em Avaré, está em andamento um curso de gestão pública, com 30 vagas, em parceria com a Abav-SP, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a Resolts Brasil e a ABIH-SP.

“Antes da pandemia, nós já identificávamos uma crise: a falta de profissionais capacitados, profissionais bem informados para o turismo, com a pandemia. Essa crise se agravou, então nós temos hoje vagas de emprego abertas e algumas dessas vagas, inclusive com boa remuneração, exigem qualificação, por isso apostamos em cursos-pilotos”

Roberto de Lucena, secretário de turismo de São Paulo.
Reunião exclusiva para a apresentação do projeto ao Brasilturis, durante a Abav Expo 2023. – Foto: Greg Grigiragi (Brasilturis)

Ao concluírem esses cursos, os alunos terão a oportunidade de se candidatar a diversas vagas no mercado de trabalho, contribuindo assim para o fortalecimento e desenvolvimento do setor turístico no estado. Esta iniciativa é uma resposta concreta às necessidades e desafios do setor, visando preparar profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de turismo.

As inscrições começaram no dia 27 de setembro e vão até o dia 06 de outubro. Todos os inscritos passarão por uma seleção na semana de 9 a 14 de outubro. A carga horária dos cursos também foi reformulada, passando de 39 para 42 horas, com a inclusão de mais duas disciplinas práticas, para que os profissionais do setor estejam ainda mais preparados para atuar no dia a dia.