No final de setembro, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em colaboração com a MPI Brazil, realizou o Congresso Latino-Americano de Eventos e Reuniões (LAMEC). A cerimônia, que teve lugar no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, reuniu aproximadamente 320 participantes ao longo do dia, principalmente gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria e comunicação e marketing.

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, enfatizou a relevância da inclusão, instando as empresas – tanto clientes como fornecedores – a traduzirem em ações concretas a importância desse tema. “No LAMEC, sempre escolhemos uma causa para abordar que influenciará várias ações nos próximos meses. Nesta edição, o destaque foi o protagonismo negro no mercado de trabalho. Apresentamos novas perspectivas com o objetivo de promover um ambiente mais justo e transparente. É urgente implementar ações que garantam a diversidade – passar das palavras para a prática – e não ficar apenas no discurso”, ressaltou.

O evento teve início com a sessão geral “Desenvolvimento econômico do setor de eventos: Um Chamado ao Trabalho Decente”, na qual participaram Cintia Sanchez, cozinheira da Manje Culinária, fotojornalista e ativista; Heloisa Santana, presidente executiva da Associação de Marketing Promocional (AMPRO); Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP); e Vanessa Martin, vice-presidente de educação da MPI Brazil.

Um dos pontos altos desse debate foi o lançamento do e-book “Práticas e orientações para contratações e ambientes de trabalho decente em eventos”, com mais de 40 páginas contendo informações detalhadas sobre seleção, contratação, treinamento, dicas e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, melhoria contínua, normas de prevenção e segurança no serviço, entre outros tópicos. Esse material tem como objetivo conscientizar, orientar, educar, informar e promover a gestão responsável de contratações e condições de trabalho nos diversos setores de eventos.

Ao longo do evento, enfatizou-se a importância de ações práticas relacionadas à inclusão e diversidade no mercado, bem como os projetos voltados para pessoas em alta vulnerabilidade social e em situação de rua. Também foram discutidas as denúncias de serviços análogos à escravidão no Lollapalooza.

Um debate intitulado “Design de experiência: um encontro da economia criativa com eventos” contou com a participação de Giovana Jannuzzelli, da ALAGEV; Haynabian Amarante, sócia e chief operating officer da Hustlers.br; Katia de Assis, gerente de facilities da DIAGEO; e Patty Segatto, da MPI Brazil. Nesse debate, destacou-se a evolução dos elementos criativos para o desenvolvimento econômico, enfatizando ações e atividades que promovem o consumo consciente, o crescimento cultural, a valorização do patrimônio histórico e a importância da tecnologia da informação e da comunicação.

O LAMEC também incluiu seis sessões:

  • “Engaje – De fantasma a fantástico: como construir networking em eventos”, apresentando o potencial das conexões para o setor, com foco na mediação, integração e busca de vínculos para a geração de novos negócios, conduzido por Barbara Duran, consultora estratégica, e Sandra Veloso, community manager & events da ALAGEV.
  • “Repense – Diálogo entre profissionais pretos”, que destacou mulheres negras em cargos de liderança, seus desafios, vivências e incentivou debates sobre a cobrança do mercado, oportunidades e a importância de uma efetiva inclusão alinhada com a diversidade. Participaram Isabella Souza, recrutadora da VTEX; Natallia Carmo, head of influencer marketing da ALDEIAH:; Samanta Lopes, coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva; e Verônica Rodrigues, gerente de marketing da Effecti.
  • “Crie – Futura Feira – cocriando um novo modelo de evento de negócios”, destacando as principais tendências e ferramentas tecnológicas para o mercado de eventos, com ênfase na inteligência artificial, plugins ChatGPT, Gamma, Discord, Midjourney e projeto Spart, ministrado por Andre Codespoti, head of creative technology da MCI Brasil, e Mariana Rosalem, diretora de marketing da MCI Brasil.

O segundo bloco de sessões envolveu dinâmicas em grupos para aplicar os conteúdos das palestras:

    “Engaje – Me representa: criando conteúdos com afinidades”, que abordou sete aspectos para promover a diversidade nas divulgações das marcas: territórios, engajamento, integração, mídia, sustentabilidade, canais de comunicação e públicos-alvo, apresentado por Caê Fernandes e Leo Rudi, fundadores da KAÔ Comunicação e LR Media.

    “Repense – Ampliando as práticas ESG em eventos”, que discutiu as práticas de ESG e como catalisar ações transformadoras nas regiões brasileiras, relacionando o turismo à agenda de sustentabilidade e os critérios de ESG relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com André Sá, consultor associado, e Cássio Garkalns, sócio-diretor da GKS Inteligência Territorial.

    “Crie – Futura Feira – cocriando um novo modelo de evento de negócios”, com Barbara Duran, consultora estratégica, e Rodrigo Machado, fundador da RM Conexões, explorou o futuro das feiras de negócios e perspectivas de expositores e visitantes.

    Para encerrar o LAMEC, houve uma “Roda de conversa com gestores de eventos: refresh: rompendo barreiras e criando possibilidades”, destacando insights para o próximo ano, inovações e planejamento para orçamentos de eventos nos segmentos financeiro, farmacêutico e tecnológico.