BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

ALAGEV e MPI Brazil realizam LAMEC com destaque nos afroempreendedores

No final de setembro, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em colaboração com a MPI Brazil, realizou o Congresso Latino-Americano de Eventos e Reuniões (LAMEC). A cerimônia, que teve lugar no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, reuniu aproximadamente 320 participantes ao longo do dia, principalmente gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria e comunicação e marketing.

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, enfatizou a relevância da inclusão, instando as empresas – tanto clientes como fornecedores – a traduzirem em ações concretas a importância desse tema. “No LAMEC, sempre escolhemos uma causa para abordar que influenciará várias ações nos próximos meses. Nesta edição, o destaque foi o protagonismo negro no mercado de trabalho. Apresentamos novas perspectivas com o objetivo de promover um ambiente mais justo e transparente. É urgente implementar ações que garantam a diversidade – passar das palavras para a prática – e não ficar apenas no discurso”, ressaltou.

O evento teve início com a sessão geral “Desenvolvimento econômico do setor de eventos: Um Chamado ao Trabalho Decente”, na qual participaram Cintia Sanchez, cozinheira da Manje Culinária, fotojornalista e ativista; Heloisa Santana, presidente executiva da Associação de Marketing Promocional (AMPRO); Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP); e Vanessa Martin, vice-presidente de educação da MPI Brazil.

Um dos pontos altos desse debate foi o lançamento do e-book “Práticas e orientações para contratações e ambientes de trabalho decente em eventos”, com mais de 40 páginas contendo informações detalhadas sobre seleção, contratação, treinamento, dicas e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, melhoria contínua, normas de prevenção e segurança no serviço, entre outros tópicos. Esse material tem como objetivo conscientizar, orientar, educar, informar e promover a gestão responsável de contratações e condições de trabalho nos diversos setores de eventos.

Ao longo do evento, enfatizou-se a importância de ações práticas relacionadas à inclusão e diversidade no mercado, bem como os projetos voltados para pessoas em alta vulnerabilidade social e em situação de rua. Também foram discutidas as denúncias de serviços análogos à escravidão no Lollapalooza.

Um debate intitulado “Design de experiência: um encontro da economia criativa com eventos” contou com a participação de Giovana Jannuzzelli, da ALAGEV; Haynabian Amarante, sócia e chief operating officer da Hustlers.br; Katia de Assis, gerente de facilities da DIAGEO; e Patty Segatto, da MPI Brazil. Nesse debate, destacou-se a evolução dos elementos criativos para o desenvolvimento econômico, enfatizando ações e atividades que promovem o consumo consciente, o crescimento cultural, a valorização do patrimônio histórico e a importância da tecnologia da informação e da comunicação.

O LAMEC também incluiu seis sessões:

  • “Engaje – De fantasma a fantástico: como construir networking em eventos”, apresentando o potencial das conexões para o setor, com foco na mediação, integração e busca de vínculos para a geração de novos negócios, conduzido por Barbara Duran, consultora estratégica, e Sandra Veloso, community manager & events da ALAGEV.
  • “Repense – Diálogo entre profissionais pretos”, que destacou mulheres negras em cargos de liderança, seus desafios, vivências e incentivou debates sobre a cobrança do mercado, oportunidades e a importância de uma efetiva inclusão alinhada com a diversidade. Participaram Isabella Souza, recrutadora da VTEX; Natallia Carmo, head of influencer marketing da ALDEIAH:; Samanta Lopes, coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva; e Verônica Rodrigues, gerente de marketing da Effecti.
  • “Crie – Futura Feira – cocriando um novo modelo de evento de negócios”, destacando as principais tendências e ferramentas tecnológicas para o mercado de eventos, com ênfase na inteligência artificial, plugins ChatGPT, Gamma, Discord, Midjourney e projeto Spart, ministrado por Andre Codespoti, head of creative technology da MCI Brasil, e Mariana Rosalem, diretora de marketing da MCI Brasil.

O segundo bloco de sessões envolveu dinâmicas em grupos para aplicar os conteúdos das palestras:

    “Engaje – Me representa: criando conteúdos com afinidades”, que abordou sete aspectos para promover a diversidade nas divulgações das marcas: territórios, engajamento, integração, mídia, sustentabilidade, canais de comunicação e públicos-alvo, apresentado por Caê Fernandes e Leo Rudi, fundadores da KAÔ Comunicação e LR Media.

    “Repense – Ampliando as práticas ESG em eventos”, que discutiu as práticas de ESG e como catalisar ações transformadoras nas regiões brasileiras, relacionando o turismo à agenda de sustentabilidade e os critérios de ESG relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com André Sá, consultor associado, e Cássio Garkalns, sócio-diretor da GKS Inteligência Territorial.

    “Crie – Futura Feira – cocriando um novo modelo de evento de negócios”, com Barbara Duran, consultora estratégica, e Rodrigo Machado, fundador da RM Conexões, explorou o futuro das feiras de negócios e perspectivas de expositores e visitantes.

    Para encerrar o LAMEC, houve uma “Roda de conversa com gestores de eventos: refresh: rompendo barreiras e criando possibilidades”, destacando insights para o próximo ano, inovações e planejamento para orçamentos de eventos nos segmentos financeiro, farmacêutico e tecnológico.

    LEIA MAIS NOTÍCIAS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    MAIS LIDAS

    Clientes da 123 Milhas ganham novo...

    Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

    Inter inaugura nova sala Vip em...

    Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

    Brasilturis 898 – Julho 2025

    DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

    Perfil de viajante: 19 milhões de...

    De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

    Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

    Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

    NEWSLETTER

      AGENDA

      Labace

      REDES SOCIAIS

      PARCEIROS