Por: Irineu Ramos (especial para o Brasilturis Jornal)

“Temos uma oportunidade histórica de traçar um novo rumo para o setor global de Turismo, centrado no desenvolvimento sustentável, na criação de empregos e na resiliência econômica. O Turismo, como catalisador da mudança, promove a compreensão mútua, constrói pontes e protege o patrimônio cultural e a conservação ambiental, contribuindo para um mundo mais harmonioso. O Dia Mundial do Turismo é uma plataforma importante para o mundo celebrar os sucessos do setor e explorar soluções para os seus desafios. A Arábia Saudita tem a honra de sediar esta prestigiada ocasião e estamos felizes por receber em Riade os líderes do Turismo dos setores público e privado.”

A afirmação é de Ahmed Al-Khateeb, ministro do Turismo da Arábia Saudita, durante a solenidade de abertura da comemoração do Dia Mundial do Turismo 2023 em Riade, na qual o Brasilturis esteve presente como única mídia brasileira do setor. Os números são superlativos. Mais de 500 funcionários do governo, líderes do setor e especialistas de 120 países estiveram na capital saudita para o evento.

O setor global de Turismo prevê contribuir com US$ 9,5 trilhões para o PIB global em 2023, segundo o World Travel & Tourism Concil (WTTC). Esses valores estão de acordo com a previsão da Organização Mundial do Turismo (OMT) de que o Turismo continua bem encaminhado para atingir de 80% a 95% os níveis pré-pandemia neste ano, além de ser esperado que ultrapasse os índices de 2019 em 2024.

Durante a solenidade de abertura foi lembrado que, sendo um dos maiores impulsionadores econômicos da economia global, o setor é responsável por uma riqueza de oportunidades de negócios e de emprego, desempenhando também um papel fundamental na aproximação de culturas, na conexão entre pessoas e na melhoria da compreensão mútua.

No primeiro dia foi explorado o tema “Turismo e Investimentos Verdes” em painéis que abordaram o poder do Turismo na construção de pontes, investimentos em recursos humanos, o potencial de destinos turísticos menos visitados, e desafios e soluções para alcançar um futuro sustentável, preenchendo a lacuna de inovação e impulsionando o empreendedorismo.

O Fórum de Líderes de Turismo foi realizado no segundo dia com o tema “Turismo para Pessoas, Prosperidade e Diálogo Intercultural”. Uma sessão do setor público examinou o futuro sustentável enquanto o setor privado explorou viagens contínuas de ponta a ponta.

Turismo saudita

Ao sediar o evento, a Arábia Saudita demonstrou seu compromisso dedicado ao Turismo, com o objetivo de mostrar progresso em conectar os sauditas ao mundo, construindo pontes entre culturas, nutrindo talentos na hospitalidade e criando oportunidades de investimento para a comunidade internacional. Além disso, a localidade testemunhou, neste ano, um crescimento de 58% no setor.

O evento realizado em Riade mostra a importância atribuída pelo governo saudita ao desenvolvimento do setor de turismo global. O reino foi eleito presidente do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT) para 2023, e sediou a Cúpula Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo em Riade no ano passado.

O Ministério do Turismo da Arábia Saudita foi fundado em 2020, após a abertura da Arábia Saudita a turistas internacionais em 2019. Ele lidera a visão do reino de colocar o turismo saudita em vanguarda. Seus esforços estão alinhados com metas ambiciosas: criação de um milhão de empregos para seus cidadãos; possibilitar um crescimento acelerado e sustentável com políticas orientadas para o futuro; investir e desenvolver talentos; e receber 100 milhões de visitantes até 2030.

“A contribuição do Turismo no PIB aumentou 8,7% em 2022. Em 2023, recebemos sete milhões de visitantes internacionais, 32% a mais do que no ano anterior. Para atender esta demanda estão sendo construídos 600 mil quartos de hotéis”, finaliza Gloria Guevara, conselheira especial do Ministério do Turismo da Arábia Saudita.