São Pedro, estância turística localizada a cerca de 200 quilômetros da capital paulista, é tradicionalmente conhecida por suas belezas naturais e atraentes para aventureiros e amantes da natureza. Com pouco mais de 50 mil habitantes, a cidade encosta na encosta da Serra do Itaqueri, oferecendo uma rede hoteleira diversificada para quem busca descanso e tranquilidade. Além disso, São Pedro atrai milhares de aventureiros que se entregam a atividades como rapel, trilhas de jipe, voos livres, balonismo, off-road e banhos de cachoeira refrescantes, muitas das quais escondidas em propriedades naturais deslumbrantes.

Recentemente, uma das novas atrações disponíveis para os visitantes é a Fazenda Santa Júlia, que fica a menos de 9 milhas do centro da cidade e oferece fácil acesso. A propriedade abriga construções históricas, como uma linda capela, e é cortada por dois rios magníficos que nascem de cachoeiras dentro da própria fazenda. Esse tesouro natural e histórico está à disposição daqueles que desejam explorar a riqueza da região.

A história da Fazenda Santa Júlia remonta aos primórdios da povoação de São Pedro, fundada por Luís Teixeira de Barros, irmão de Joaquim, o Povoador. Inicialmente conhecida como Engenho do Boffete, uma fazenda foi vendida ao capitão Veríssimo da Silva Prado em 1875, que foi rebatizada como Fazenda Santa Júlia. Com 500 alqueires de superfície, incluindo 100 alqueires de café, a fazenda era uma grande produtora do grão, com 180 mil pés e uma produção anual de 180 toneladas de alta qualidade.

Atualmente, a Fazenda Santa Júlia é administrada por uma família, principalmente pelas irmãs Maria Tereza de Oliveira Pinto Ferrari e Maria Célia de Oliveira Pinto Ferrari. As visitas à fazenda, que incluem passeios pelas construções históricas e trilhas, devem ser programadas com antecedência. Além disso, a fazenda abre suas portas para um delicioso brunch em domingos alternados, onde os visitantes podem explorar a beleza da fazenda e saborear mais de 40 itens preparados de maneira artesanal pela família.