Uma nova rota turística promete impulsionar o turismo na região da Amazônia, abrangendo 13 municípios e oferecendo uma opção única para explorar a rica herança histórica e cultural da região. O Projeto de Lei 394/2020, que prevê a criação da Rota Turística Histórica Belém-Bragança, de autoria do ministro do Turismo, Celso Sabino, acaba de ser aprovado de forma conclusiva na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados. Agora, o projeto segue para a aprovação do Senado Federal.

A Rota Turística Histórica Belém-Bragança abrangerá 223 quilômetros, percorrendo 13 municípios paraenses ao longo do antigo trajeto da Estrada de Ferro Bragança (EFB). Esses municípios incluem Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. A região desempenhou um papel fundamental durante o Ciclo da Borracha, no final do século XIX e início do século XX, quando colônias agrícolas se formaram no estado.

Celso Sabino, ministro do Turismo, enfatiza que a Rota Turística Histórica Belém-Bragança é mais do que apenas um roteiro turístico; ela proporcionará aos visitantes a oportunidade de mergulhar na rica história e cultura da Amazônia. Além de atrair turistas, a estruturação desse roteiro tem o potencial de promover as comunidades locais, preservar tradições e estimular o desenvolvimento econômico da região.

Ao longo desse trajeto, os visitantes terão a chance de explorar paisagens amazônicas que ainda guardam relíquias e patrimônios culturais daquela época. A rota engloba o turismo de experiência e de base comunitária, oferecendo atividades tanto em áreas rurais quanto urbanas. Além disso, proporciona oportunidades para desfrutar das águas serenas de igarapés, rios e praias, permitindo que todos vivenciem as riquezas deste verdadeiro museu natural e histórico a céu aberto. Este projeto promissor promete abrir portas para uma experiência única na Amazônia, oferecendo aos visitantes uma chance única de se conectar com a rica herança da região e desfrutar de suas belezas naturais.