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Peru Week chega í  sua 10ª edição e estima US$ 2 milhíµes em vendas

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São Paulo/SP – Foi dado início ao Peru Week, campanha de promoção e venda de roteiros turísticos e passagens aéreas para o Peru e oferta de cardápios promocionais em restaurantes peruanos. Em sua 10ª edição, a ação estima a movimentação de US$ 2 milhões, superando em 17,6% os US$ 1,7 milhões registrados no ano passado. No acumulado de todas as edições, já são registrados US$ 10,5 milhões em vendas de viagens ao Peru. Este ano, o evento conta com a parceria de 76 operadoras, 4 consolidadoras, 2 companhias aéreas e 58 restaurantes, totalizando 140 empresas participantes em 23 cidades de 15 estados brasileiros em todas as regiões do Brasil.

Silvia Gamboa, diretora do escritório comercial da Promperu no Brasil – agência responsável pela promoção do destino -, destaca o fato de o Brasil e o Peru serem países vizinhos e que a movimentação turística são motivos de orgulho. Segundo dados apresentados, entre janeiro e setembro deste ano, 92.106 brasileiros foram ao Peru, aumento de 46% em relação ao ano passado. Com isso, Brasil se posiciona como o quarto principal mercado da América Latina e o quinto maior no ranking mundial, atualmente liderado pelos Estados Unidos.

“O Peru Week é uma campanha estratégica de Promperu, a agência que promove o Turismo junto com as operadoras, companhias aéreas, consolidadoras e restaurantes com preços promocionais de pacotes de viagens, passagens aéreas e menus. Que os brasileiros aproveitem esse momento para conhecer mais o Peru, sobretudo as experiências gastronômicas, culturais e de luxo, que são as mais procuradas pelos viajantes brasileiros”, destaca Silvia ao Brasilturis.

Iniciado em 2013, o Peru Week vem registrando crescimento quase que contínuo ano a ano. Em sua primeira edição, foi registrado US$ 520 mil em vendas, número este que mais que dobrou em 2014, chegando a US$ 1,3 milhões. Em 2018, a campanha registrou seu maior número: US$ 1,75 milhões. Até mesmo em 2020, na pandemia, os números foram positivos e chegaram a US$ 566 mil, ainda acima da primeira edição. As ofertas estão disponíveis neste link.

Cielo Cano, do Consulado do Peru no Brasil, e Silvia Gamboa, da Promperu (Foto: Felipe Lima)

Dentre os destaques desta edição estão as 150 ofertas turísticas para conhecer destinos como Lima, Cusco, Ica e Puno, entre outros a partir de US$ 300 e chegando a US$ 1,5 mil. Os interessados também poderão aproveitar das tarifas para Lima a partir de US$ 375 partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre por meio das companhias Sky ou Latam. Já para aqueles que preferem por uma viagem gastronômica sem sair do lugar, há cardápios promocionais que incluem entrada, prato principal e sobremesa por preços a partir de R$ 58.

“Queremos trabalhar e reforçar os produtos peruanos, difundir a culinária como um todo, incluindo as cervejas e os vinhos peruanos que os brasileiros gostam e nem sabem que tem como origem o Peru. Além disso, sempre queremos que nos visitem, porque Turismo, além de ser gastronomia, é natureza e contamos com todos os tipos de configuração geográfica. Temos neve, deserto, praia e lagos durante todo o ano”, destaca Cielo Cano, cônsul adjunto do Peru em São Paulo.

Milagros Uchoa, representante turística da Promperu Brasil, aproveitou o momento para reconhecer empresas e parceiros que marcam presença desde a primeira edição. Além disso, a Promperu promoveu um espetáculo de dança típica de Cusco, a fim de proporcionar uma experiência imersiva os seus convidados.

Reconhecimento do mercado brasileiro

De acordo com Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), falou que o Peru é um destino importante para os brasileiros. “Entendemos e vendemos o destino e os profissionais prestigiam o Peru em função da Promperu e do trabalho realizado pela Milagros, incluindo os treinamentos para que os agentes se apaixonem pelo destino. Temos que fomentar isso com outros destinos para que eles entendam o que é a força de vendas do mercado brasileiro”, afirma.

Marina Figueiredo, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), complementa a fala de Magda e parabeniza a Promperu pela iniciativa que chega à sua 10ª edição. “Não somente pelo Peru Week, mas por todo o trabalho inovador durante o ano e a parceria com as operadoras e agências, respeitando o mercado. Por isso, vemos esse sucesso da campanha. Não vemos constância e regularidade nos projetos, mas este é um exemplo e inspiração para demais mercados”, complementa.

Luciane Leite destaca força do mercado peruano ao estado de São Paulo
Luciane Leite destaca força do mercado peruano ao estado de São Paulo (Foto: Felipe Lima)

Luciane Leite, secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, destacou números que demonstram o relacionamento de parceria entre os mercados brasileiro e peruano. Segundo a executiva, São Paulo é o destino brasileiro que mais recebe turistas peruano, seguido por Rio de Janeiro e Acre.

“A atividades turística nos aproxima, uma vez que o Brasil recebeu, nos últimos seis anos, 435 mil turistas. Nos primeiros nove meses deste ano, foram 69.503 turistas. São Paulo recebeu 47% deste movimento, totalizando 204 mil viajantes peruanos de 2018 até setembro deste ano e 33 mil peruanos no acumulado de janeiro a setembro de 2023. O Peru é o 14ª principal mercado do brasil e o 15º para o estado paulista”, detalha Luciane, que afirma, ainda, a presença da Secretaria de Turismo de São Paulo no Peru para promover a conexão aérea entre os dois países.

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