Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, conquistou recentemente o título de Capital Nacional do Mergulho, um marco concedido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva através da Lei 14.716/23. Localizada a 165 quilômetros da capital, a cidade na Região dos Lagos se destaca como um destino balneário com águas cristalinas, atraindo mergulhadores de diversas partes do Brasil e do mundo em busca de suas belezas e biodiversidade.

Com um mar de transparência singular, propício para o mergulho durante todo o ano, Arraial do Cabo oferece aos turistas mais de 200 pontos de mergulho e dezenas de naufrágios catalogados. Entre os locais mais procurados pelos entusiastas dessa atividade estão a Praia do Forno, a Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Além desse reconhecimento, o Governo Federal anunciou planos ambiciosos para mapear os recursos marinhos do país até 2030, por meio do Planejamento Espacial Marinho (PEM). Inicialmente, o mapeamento abrangerá as costas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, região escolhida estrategicamente por sua fronteira com o Uruguai e sua participação significativa na Amazônia Azul, que engloba cinco dos dez portos mais relevantes do Brasil. Esse projeto visa promover a gestão sustentável e estratégica dos recursos marinhos brasileiros, alinhando-se com o potencial econômico e ambiental dessas regiões costeiras.