BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Festival Salvador Capital Afro tem rodada de negócios afrocentrada

A segunda edição do Festival Salvador Capital Afro, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, terá a primeira rodada de negócios voltadas especificamente para o segmento, algo que nunca foi feito em Salvador. Com entrada gratuita no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro Histórico, o evento é uma iniciativa do Salvador Capital Afro, movimento que busca projetar a cidade como referência nacional e internacional em experiências turísticas afrocentradas.

Salvador elaborou um Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, que contém projetos para fortalecer o segmento, incluindo formação dos agentes locais, desenvolvimento de roteiros e o próprio festival. Para Simone Costa, especialista em Turismo do Prodetur Salvador, a cidade tem um grande potencial para o Afroturismo, nacional e internacionalmente.

“Proporcionamos um Afroturismo que se transversaliza com diversos segmentos, como o turismo de negócio, turismo cultural, de entretenimento, de sol e praia, religioso, de eventos, de experiências, entre outros. O Afroturismo em Salvador não tem sazonalidade e se apresenta como uma estratégia poderosa para a geração de renda e a inserção definitiva da comunidade negra na economia do turismo”, conta Simone Costa.

Nas rodadas de negócios, após serem selecionados, os participantes, que são guias e empreendedores do setor, apresentarão os seus roteiros ou experiências turísticas para as agências e operadoras, buscando construir parcerias comerciais. A intenção desta iniciativa é que esses roteiros possam ser incluídos nos catálogos das agências e operadoras de turismo nacionais e internacionais.

“Este ano, vamos contar com um time muito qualificado de operadoras e agências de viagem nacionais e internacionais, que estão de olho no potencial de criatividade e autenticidade das experiências turísticas da cidade, para apresentar aos seus clientes e realizar vendas o ano inteiro. É uma oportunidade de ouro para quem quer expandir o alcance dos produtos”, conta Antônio Pita, cofundador do Diáspora.Black e articulador da rodada de negócios do Afroturismo.

Com forte consolidação e expansão no país, o segmento tornou-se prioridade para políticas públicas, não só em Salvador, mas em diversas capitais do Brasil, que estão promovendo os ativos da cultura negra e manifestações mais autênticas para todo o mundo. Isso se reflete no interesse das agências e operadoras em participar do festival para conhecer e revender os produtos e roteiros que têm identidade negra e que turistas de todo o mundo estão buscando.

“O turismo afrocentrado promove impactos positivos para toda a sociedade, pois dá visibilidade e protagonismo a uma memória e uma riqueza que, por toda nossa história, foi apagada. Destacar esse legado é um ganho para todos, pois reduz a ignorância e o preconceito, gera o reconhecimento da nossa contribuição e importância na construção do país. Para a população negra, o benefício é maior, porque este segmento mobiliza uma cadeia econômica de afroempreendedores de diversos setores da economia criativa, como a moda, a gastronomia, o artesanato, a música, entre outros. Isso gera riqueza para a população negra e constrói novas referências positivas sobre o nosso lugar na sociedade”, finaliza Antonio Pita.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS