BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Turismo cresce, porém serviços caem no terceiro trimestre de 2023

O setor de serviços registrou uma queda de aproximadamente 0,3% em setembro, marcando o segundo mês consecutivo de retração. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi de 1,2%, conforme revelam os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14). Apesar desse cenário, as projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam um crescimento de 3,6% nos serviços e 8,3% no turismo para 2023.

Contrariando o desempenho de outros setores, os serviços têm apresentado resistência aos impactos da crise monetária recente, destacando-se tanto em atividade quanto em preços, com uma inflação de 5,2% nos 12 meses encerrados em setembro.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, expressa confiança nos resultados positivos do setor de serviços, mesmo diante dos desafios enfrentados. “O papel vital desempenhado pelos serviços na recuperação e no avanço econômico é inegável. Apesar de registrarmos uma segunda queda mensal, a revisão da CNC é otimista, e as projeções refletem a confiança na tendência de uma aceleração global”, afirma Tadros.

Quanto ao setor de turismo, observou-se um aumento de 1,5% nas receitas em setembro, após uma queda de 0,4%. Atividades características do setor apresentaram uma variação positiva de 7,9% nos nove primeiros meses de 2023, ficando 6,1% acima dos níveis pré-pandemia.

Fabio Bentes, economista da CNC, destaca que os frequentes reajustes nas passagens aéreas podem representar um desafio para a desaceleração do setor nos próximos meses. “Em outubro, um aumento de 23,7% nos preços médios tornou-se a principal pressão inflacionária, sinalizando desafios. Em setembro, o preço médio desse serviço já havia oscilado +13,5%”, explica Bentes.

A demanda por transporte aéreo varia regionalmente, com alguns aeroportos apresentando um tráfego de usuários próximo aos níveis de 2019. No entanto, a escalada dos preços das passagens aéreas representa um desafio para a recuperação contínua do setor.

“Apesar do aumento de turistas estrangeiros em 79% nos primeiros nove meses deste ano, totalizando 4,4 milhões, o contingente ainda está 9% abaixo dos números de 2019. A recuperação, embora encorajadora, enfrenta desafios, especialmente diante da escalada dos preços das passagens aéreas”, conclui Fabio Bentes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

IOF em pauta: edição de junho...

Edição de junho do Brasilturis Jornal abordou com exclusividade os impactos do aumento do IOF sobre o turismo emissivo e o trade corporativo

“Medida impõe obstáculos ao crescimento”, afirma...

Decisão do STF que valida decreto presidencial elevando IOF para 3,5% é vista com preocupação por entidades do Turismo

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS