A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), anunciou hoje (23/11) o início da distribuição do Cordão Girassol Oficial, uma iniciativa em parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness”. O objetivo é tornar o aeroporto mais acolhedor e consciente das necessidades de todos os turistas e visitantes, especialmente aqueles com condições ou deficiências ocultas.

Os Cordões Girassol estarão disponíveis no Balcão de Informações (piso de embarque) e podem ser solicitados aos colaboradores identificados com o colete amarelo “Posso Ajudar?”. Esta ação, que começou a ser implementada hoje, reforça o compromisso da administração do aeroporto em proporcionar uma experiência mais inclusiva aos passageiros, considerando aqueles com deficiências não visíveis, como autismo, depressão, Alzheimer e TOC, entre outras.

A parceria com o projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness” foi formalizada em julho deste ano, quando a administração do aeroporto assinou o termo de adesão. O projeto tem como propósito sensibilizar as pessoas sobre as deficiências invisíveis por meio da criação de um símbolo universal de conscientização, o Cordão Girassol.

O Cordão Girassol, também conhecido como Hidden Disabilities (HD) Sunflower, é um movimento global que visa aumentar a conscientização sobre as deficiências não visíveis. O projeto começou em 2016 no Aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, e já foi adotado por mais de 200 empresas da indústria da aviação civil em todo o mundo.

Ruth Rabet, fundadora do movimento, e Flavia Callafange, diretora da HD Sunflower para a América Latina, participaram do evento de adesão de Viracopos ao projeto em julho. Rabet expressou sua satisfação com a adesão de Viracopos, destacando a importância desse aliado na promoção da visibilidade e acolhimento às pessoas com deficiências ocultas.

O Projeto HD Sunflower foi oficializado no Brasil por meio do Projeto de Lei nº 5.486/2020, aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, e sancionado em julho deste ano pela Presidência da República.

“A Aeroportos Brasil Viracopos expande agora sua política de boas práticas sociais ao acrescentar mais um importante e criativo instrumento de conscientização e inclusão em Viracopos”, disse Gustavo Müssnich, diretor-presidente da concessionária. “Com esta iniciativa, o aeroporto reforça o tema da empatia nos relacionamentos humanos durante a jornada do passageiro, tornando a experiência de viajar por Viracopos ainda mais agradável e inclusiva”, complementou o diretor de Operações e de Infraestrutura, Marco Beme.

É importante observar que os passageiros ou seus familiares que possuem alguma necessidade especial devem informar à companhia aérea no ato da compra da passagem.

O Cordão Girassol é uma ferramenta simples e voluntária para que as pessoas possam indicar que têm uma deficiência ou condição não visível, sinalizando que podem precisar de ajuda, compreensão ou mais tempo em determinadas situações, como lojas, trabalho, transporte e espaços públicos.

A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre as deficiências invisíveis, que afetam globalmente uma em cada sete pessoas. Essas deficiências podem ser temporárias, situacionais ou permanentes e incluem aspectos neurológicos, cognitivos, de neurodesenvolvimento, físicos, visuais, auditivos, respiratórios, raros e condições crônicas, como asma e diabetes, entre outros.

O Cordão Girassol tem sido adotado em diversos setores, incluindo varejo, turismo, transporte, educação, saúde, espaços públicos, estádios, parques, teatros e instituições financeiras. O HD Sunflower está presente em vários países, como Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Brasil e Chile.