Segundo estudo da ForwardKeys, há um aumento no interesse dos viajantes internacionais em visitar o Brasil neste mês de dezembro. Esta é uma excelente notícia para a indústria de viagens do Brasil, à medida que o país se aproxima da alta temporada, aproximando-se dos níveis pré-pandêmicos de demanda e conectividade internacional.

No geral, os bilhetes para chegadas de turistas internacionais em dezembro estão apenas 4% atrás de 2019. No entanto, a nível regional, a recuperação é desigual devido a diferentes circunstâncias, como a conectividade dos voos e a dependência de mercados de origem de diferentes nacionalidades dos viajantes. Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se destacam como os melhores desempenhos regionais, superando os níveis pré-pandêmicos de demanda por viagens em dezembro.

No quarto trimestre a capacidade de assentos para voos internacionais atingiu os níveis pré-pandemia, mas o restabelecimento das ligações aéreas internacionais é desigual entre os estados. Esta situação cria uma dependência de aeroportos de entrada como São Paulo. Além disso, mostra que o potencial de crescimento é maior, desde que a conectividade de voo atinja níveis adequados.

Perspectivas do primeiro trimestre para o Brasil

A procura de viagens ainda é forte no primeiro trimestre de 2024, especialmente nos mercados de longo curso. Os viajantes da Alemanha, Suíça e Itália desempenharão um papel crucial para manter o setor do turismo ocupado no próximo ano. As perspectivas também são muito promissoras para mercados regionais como Uruguai, Chile e Argentina.

Os dados do Flight Search da ForwardKeys revelam um forte apelo internacional para o Carnaval do Rio de Janeiro. Os mercados mais interessados ​​em visitar este evento incluem os EUA, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha e Espanha. Esta visão é crucial para outros destinos que desejam promover a sua “experiência carnavalesca brasileira” para o público internacional.

A recuperação do turismo receptivo no Brasil tem sido desigual, o que enfatiza a importância da inteligência de viagens que vai além do “quadro geral”. Dados detalhados podem ajudar os operadores e organizações turísticas a aprofundarem-se nas suas dificuldades locais e regionais, bem como a atingirem a demografia adequada dos viajantes nos momentos apropriados.