A Boeing está expandindo seus esforços globais para ampliar o uso de combustíveis sustentáveis de aviação (Saf), que representam a alavanca mais significativa da indústria da aviação para reduzir as emissões atuais e futuras. As áreas de foco incluem os esforços da Boeing para impulsionar a colaboração, as pesquisas e o desenvolvimento de políticas relacionadas ao Saf, que podem reduzir o CO2 do ciclo de vida em até 85%.

“Estamos aprofundando nosso trabalho colaborativo globalmente visando um mundo com mais S”, afdisse Chris Raymond, chief Sustainability Officer da Boeing. “O SAF apresenta o maior potencial para reduzir as emissões da aviação. Por isso, estamos focados na inovação e colaboração para permitir a produção de combustível sustentável da aviação em todo o mundo.”

Os principais desafios para aumentar o uso de Saf são a oferta limitada e o alto custo. O uso atual do combustível sustentável representa 0,1% da demanda global por combustível de aviação. Antes da Cop28, a Boeing trabalhou com colaboradores para:

  • Reunir os produtores de energia e os líderes da aviação nos Emirados Árabes Unidos para formar um consórcio denominado Air-Craft com o objetivo de acelerar a pesquisa, a expansão e a produção de combustíveis de aviação renováveis e avançados no país e em outras regiões.
  • Lançar uma iniciativa com os EUA para promover o desenvolvimento e uso de Saf entre os países participantes da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec).
  • Anunciar a colaboração com a Zero Petroleum para testar e analisar a próxima geração de tecnologias e acelerar o fornecimento de Saf.
  • Apoiar as discussões na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos da Oaci, onde governos de mais de 100 países estabeleceram a meta de reduzir em 5% a intensidade de carbono do combustível da aviação até 2030 em relação ao combustível de aviação convencional.
  • Fazer parte da Coalizão Corporativa para Inovação e Tecnologia Rumo ao Net Zero (CCITNZ), uma aliança de empresas de vários setores dedicada a ajudar os países a cumprir as metas de descarbonização e mudanças climáticas por meio da inovação e tecnologia.
  • Fornecer conhecimento técnico no primeiro voo com Saf 100% sobre o Atlântico usando uma aeronave comercial – um Boeing 787 Dreamliner. Este projeto foi liderado pela Virgin Atlantic, com o financiamento do Departamento de Transportes do Reino Unido.
  • Assinar um acordo com a Masdar, empresa de energia renovável sediada em Abu Dhabi, para avançar e apoiar o desenvolvimento e a adoção de políticas de Saf nos Emirados Árabes Unidos e em outros países.

A Boeing busca aproveitar as discussões na Cop28 e continuar o foco na expansão do uso global do Saf por meio de:

  • Colaboração do setor e apoio à formulação de políticas: continua trabalhando com empresas de consultoria, instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos para realizar estudos em vários países e identificar caminhos viáveis para a produção local de Saf, usando soluções de matérias-primas locais. Uma colaboração com a Mesa Redonda sobre Biomateriais Sustentáveis explora oportunidades de matérias-primas para Saf no Sudeste Asiático, Etiópia, África do Sul e Brasil.
  • Investimentos no trabalho de compatibilidade do produto: está mobilizando sua cadeia de suprimentos para concluir os testes necessários e garantir que suas aeronaves comerciais sejam compatíveis com Saf 100% até 2030.
  • Aquisições de Saf: desde 2022, a Boeing mantém acordos para a aquisição de 7,6 milhões de galões de Saf para as operações de suas aeronaves comerciais nos Estados Unidos.

O avanço das energias renováveis como o Saf é uma das quatro alavancas estratégicas que a Boeing está promovendo para apoiar as metas de descarbonização da aviação comercial. As outras são renovação da frota, tecnologia avançada e eficiência operacional.