Conscientizar sobre a importância do respeito e da luta pela inclusão da pessoa com deficiência é uma das prioridades do Grupo Iter, holding que administra o Parque Bondinho Pão de Açúcar e outros pontos turísticos. Em respeito e valorização dessas pessoas e suas famílias, a empresa promove em dezembro, mês da Luta da Pessoa com deficiência (PCD), ações no Parque do Caracol, em Canela (RS), e no Parque Bondinho, no Rio de Janeiro (RJ). Essas iniciativas fazem parte da ação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) – que foi homenageado em Sessão Solene no Senado.

No última quarta-feira (06), o Parque Bondinho Pão de Açúcar recebeu a visita de um grupo da ONG Azul Fraterno, que trabalha pelo acesso de crianças e suas famílias ao tratamento do autismo. O objetivo dessa ação é proporcionar a essas crianças e adolescentes, um dia inclusivo e alegre em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Já no Parque do Caracol, em Canela, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gramado (RS), visitou o atrativo gaúcho, assim como a Associação Canelense de Pessoas com Deficiência Física (Acpdf). No dia da ação, os convidados conheceram os cinco pontos de visitação acessíveis do parque: Observatório Panorâmico, Mirante da Cascata, Praça das Lojas, Restaurante Sabor e Flor e Estação Sonho Vivo.

“Este é o terceiro ano em que o Parque Bondinho participa desse calendário de ações do Sindepat. E com o sucesso dessa parceria, também teremos, pela primeira vez, no Parque do Caracol, ações voltadas para esse público nesta tão importante data. Os nossos parques são lugares plurais e que buscam inspirar felicidade e proporcionar momentos únicos para todos os visitantes. E junto com importantes parceiros, como o Sindepat, queremos, cada vez mais, promover ações a favor da inclusão.”, comenta Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter.

Além das ações pontuais em celebração à data, o Parque do Caracol e o Parque Bondinho Pão de Açúcar buscam aprimorar a experiência de visitantes com deficiência ao longo de todo o ano, através da distribuição do ‘Colar do Girassol’. O girassol é um símbolo das deficiências não visíveis, como o Transtorno do Espectro Autista. Ao distribuir aos visitantes um colar com o símbolo, garante que a pessoa deficiente e sua família tenham uma experiência ainda mais inclusiva nos parques do Grupo Iter.

As instalações dos parques e seus acessos também são acessíveis a pessoas com deficiência. O Parque do Caracol, nos próximos meses, irá inaugurar uma pracinha inclusiva, com brinquedos adaptados para crianças com deficiências. O espaço poderá ser usufruído de forma gratuita pelas crianças que estiverem no parque.