A Azul anunciou a inauguração de uma nova rota internacional no primeiro semestre de 2024, ligando Porto Alegre (RS) a Rivera, no Uruguai. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (11), durante a cerimônia de reinauguração do Aeroporto. Esta iniciativa marca mais um avanço na expansão da presença internacional da companhia, que, com esta rota, passará a operar em três cidades uruguais.

“O governo do Estado tem incentivado muito esses voos, com redução da carga tributária sobre os combustíveis da aviação, porque entendemos a importância estratégica da aviação regional. Por isso, a reinauguração do aeroporto de Rivera é muito importante para que possamos ter voos para uma região de fronteira que é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Os voos que saírem do Rio Grande do Sul para Rivera vão ter os mesmos benefícios que oferecemos na aviação regional”, afirma Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, que esteve presente na reinauguração do aeroporto.

Com duas frequências semanais, os voos partirão do Aeroporto Internacional de Porto Alegre (RS), com destino a Rivera, situada ao norte do Uruguai e vizinha à cidade de Santana do Livramento, no extremo sul do Brasil. “Trata-se de um momento simbólico para a Azul por iniciar uma operação para o terceiro aeroporto binacional do mundo, impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico local. A Azul tem como objetivo ampliar sua conectividade e esse esforço tem papel fundamental para desburocratizar processos, facilitar o trânsito de pessoas e cargas entre os dois países, apresentando custos mais competitivos”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

“O Aeroporto de Rivera será fundamental para a ampliação do turismo de lazer e de negócios na região e um passo importante para que Brasil e Uruguai estejam cada vez mais unidos trabalhando pelo desenvolvimento econômico, social e turísticos dos dois países”, ressalta Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil.