A partir de dezembro, o Quilombo Sertão Itamambuca abre suas portas para o turismo e apresenta diversos atrativos para o visitante conhecer a cultura e identidade quilombola através de rodas de conversa, gastronomia, artesanato, saberes das plantas medicinais, danças tradicionais e caminhadas em trilhas no território.

Segundo Marcela Levigard, gerente de Projetos Sociais da Petrobras, “um dos objetivos dos projetos socioambientais apoiados pela Petrobras é estimular o desenvolvimento socioeconômico dos locais onde atuamos. Com a estruturação do Turismo de Base Comunitária o projeto Quilombo Sustentável fomenta a criação de oportunidades de geração de renda, fortalece o protagonismo do Quilombo do Sertão de Itamambuca e promove a valorização da sua cultura, reforçando o compromisso da Petrobras de respeito às comunidades tradicionais”.

A estruturação do Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma das frentes do projeto Quilombo Sustentável, que iniciou suas atividades em janeiro deste ano. O objetivo é promover o desenvolvimento territorial sustentável no Quilombo a partir da valorização dos saberes e práticas tradicionais. A ação envolve mais de 70 famílias, fornecendo subsídios para que possa garantir a autonomia e ser fonte de inspiração para outras comunidades.

A proposta promete se tornar uma das mais novas atrações de Ubatuba para quem busca conexão genuína com a natureza e com a cultura quilombola. Em todas as atividades realizadas na comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca será obrigatório o acompanhamento dos monitores ambientais locais.

“A ideia é que a gente possa trabalhar no território e tirar o nosso sustento daqui, seja no TBC, no restaurante, na roça, nas festas… mostrar ao turista o que a gente tem de mais bonito na comunidade e que somos guardiões. Meu pai tem 70 anos e sempre lutou para preservar aqui… é uma honra poder ouvir as histórias da infância dele, de como era a comida, o contato com o rio, e tudo isso vai poder ser conhecido nas vivências do TBC.”, explica Adriana Leite, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Sertão de Itamambuca e agente local do Projeto Quilombo Sustentável.