À medida que nos aproximamos da virada do ano, as expectativas otimistas para o turismo em 2023 começam a se consolidar. O Boletim Braztoa 2023 – 2º Semestre, resultado da parceria entre a BRAZTOA e a SPRINT Dados, desempenha o papel de revisitar os desafios e conquistas passadas, fornecendo um panorama das tendências e oportunidades que moldarão a indústria de viagens nos próximos 12 meses.
Em relação ao volume de vendas, 47,37% das operadoras alcançaram o faturamento planejado, 36,84% superaram as expectativas, 10,53% ultrapassaram muito as projeções e apenas 5,26% ficaram abaixo do esperado.
No ranking de destinos nacionais mais procurados para o Natal, estão Gramado (RS), Maceió (AL) e Porto de Galinhas (PE) que lideram. Para o Réveillon, Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Fortaleza (CE) ocupam as primeiras posições. Nas férias de verão 23/24, destinos como Bonito (MS), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA)estão entre os mais buscados.
No cenário internacional, Nova York, Orlando, Paris e Buenos Aires são os destinos mais procurados para o Natal. Já para o Réveillon, Dubai, Lisboa, Orlando e Punta Cana lideram. As férias de verão 23/24 têm destinos como Orlando, Paris, Punta Cana, Cancun e Nova York no topo da lista.
Em relação aos produtos comercializados, os roteiros completos, que incluem transporte aéreo, hospedagem e serviços locais, lideram em todos os períodos.
Para 2023, as operadoras BRAZTOA estão otimistas, com projeção de crescimento de 36% nas vendas para as férias de verão 23/24 em comparação ao ano anterior. As vendas para o Natal devem ser 18,24% maiores, e para o Réveillon, 20,83% acima do ano passado.
Além das festividades, o levantamento destaca a relevância das vendas de viagens ao longo do ano, representando 22,26% do faturamento. As férias de julho (16,05%), viagens para 2024 (13,95%), férias de verão 23/24 (11,70%) e feriados em 2023 (10,68%) também são pontos destacados.
Quanto às tendências para 2024, destinos exóticos, cruzeiros, fortalecimento das viagens internacionais e aumento da frequência de viagens ao longo do ano despontam como forças motrizes. No entanto, os desafios, como a guerra e altos custos, além da baixa disponibilidade de voos, permanecem no radar das operadoras.
“Até aqui, 2023 tem sido um ano desafiador, mas também de crescimento para o Turismo. Ele deve se consolidar como uma temporada acima de 2019, ano anterior à pandemia, solidificando a força da indústria de viagens no País. As operadoras, assim como o mercado de Turismo como um todo, têm mostrado resiliência para superar desafios e os resultados que virão no final de ano devem mostrar isso”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.
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