A LATAM Airlines concluiu o processo de digitalização da documentação utilizada pelos pilotos em voos domésticos no Brasil, eliminando a necessidade de imprimir mais de seis milhões de folhas de papel por ano. A inovação, autorizada pela ANAC, transferiu todas as informações e documentos para iPads adaptados, reduzindo significativamente o impacto ambiental e contribuindo para a eficiência operacional.

“Antes de realizar um voo, cada piloto recebe uma pasta com documentos essenciais para aquela operação. São informações sobre o plano de voo, aeroporto de origem, destino, meteorologia, dados de performance e balanceamento da aeronave que totalizavam uma média de 40 folhas por voo”, explica Harley Meneses, diretor de operações da LATAM Brasil. “O que fizemos agora foi ampliar o uso de uma tecnologia que implementamos nas aeronaves em 2017 com a instalação de chips nos iPads e softwares absolutamente seguros e que permitem acesso a esses documentos com mais agilidade, praticidade e sustentabilidade ao eliminar o papel”.

O projeto, alinhado à estratégia de sustentabilidade da LATAM, envolveu a instalação de chips e softwares em mais de 400 iPads, permitindo que os pilotos acessem toda a documentação do voo de forma ágil e sustentável. Essa iniciativa se soma a outras medidas, como a eliminação de registros impressos em processos de manutenção e manuais de comissários, resultando na economia de mais de 45 toneladas de papel e na redução de mais de 5 mil toneladas de CO2 por ano no Brasil.

A LATAM destaca seu compromisso com a sustentabilidade nos pilares de Mudanças Climáticas e Economia Circular, buscando reduzir as emissões e promover práticas mais eficientes e sustentáveis em seus processos operacionais. As ações também contribuem para o objetivo da companhia de ser um grupo com zero envio de resíduos para aterros sanitários até 2027.