A Gi Group Horeca, divisão especializada em serviços de contratação e gestão de mão de obra para o setor de hospitalidade da Gi Group Holding, prevê a criação de oportunidades de trabalho para cerca de 5 mil eventuais entre dezembro e fevereiro nas regiões Sudeste e Sul. As vagas englobam festas de fim de ano, alta temporada de verão e Carnaval nos setores de hotelaria e logística, abrangendo as capitais e regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Porto Alegre.
“A expectativa é que, com essas vagas e outras que aparecerem, haja um crescimento de 20% em oportunidades em relação ao verão de 2022, no país. Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o que contribui para essa recuperação é o aumento real de salários, a redução dos juros ao consumidor e a estabilização dos preços, bem como a confiança renovada dos consumidores, impulsionando o mercado de viagens e contribuindo para a geração de oportunidades de empregos em diversas áreas relacionadas ao setor. Também não podemos deixar de citar a capacidade de inovação e adaptação do setor do turismo, que está se fortalecendo e se preparando para um período de crescimento consistente”, esclarece Sérgio Ferreira, diretor da Gi Group Horeca.
Na área de logística, as vagas disponíveis são para Auxiliar de Logística. Em hotelaria, devem ser geradas oportunidades em Governança (Camareira, Supervisor(a), Chefe de lavanderia, etc.) e A&B (Auxiliar de cozinha, Cozinheiro(a), Garçom, Cumim, Steward, entre outras). Os interessados podem se cadastrar por meio de Formulário.
“Recomenda-se que os candidatos possuam alguma experiência na função desejada. Mas essas oportunidades de emprego também podem ser não só para profissionais com experiência e que não estão inseridos no mercado de trabalho, como também uma opção para estudantes, jovens em busca de experiência profissional e pessoas que desejam uma renda adicional durante a temporada”, destaca Ferreira.
Capacitação
Para as empresas que precisam de eventuais no período, o executivo alerta sobre a importância de buscar uma consultoria especializada para a contratação e gestão da mão de obra. “É uma forma de garantir segurança jurídica. A empresa especializada na área atuará como intermediadora dos profissionais autônomos, obedecendo a todos critérios e arcando com as contribuições previstas em leis, para assim garantir ao empreendimento toda segurança contra passivos trabalhistas”, reforça.
Além disso, as prestadoras de serviços de contratação e gestão, em geral, oferecem capacitação para seleção de vagas eventuais. “Na Gi Group, por exemplo, capacitamos periodicamente equipes do nosso banco de talentos com treinamentos comportamentais. Também trabalhamos em parceria com prefeituras, faculdades, associações e secretarias com o objetivo de valorizar a mão de obra local e aumentar o nosso banco de talentos”, acrescenta.
Agenda